Quanto tempo Daniel orava por dia?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O personagem bíblico Daniel orava 3 vezes ao dia (Daniel 6:10). Na realidade o ponto em questão não é quantas vezes oramos, mas sim, se vivemos diante da presença de Deus em comunicação aberta com Ele. José, Moisés, Daniel são alguns exemplos de pessoas que tinham a percepção da presença de Deus.

Ore sem cessar
A Bíblia nos orienta a orar sempre, mas não nos especifica sobre quanto tempo devemos passar falando com o nosso Salvador. Contudo, o apóstolo Paulo fala em 1 Tessalonicenses 5:17, sobre orar sem cessar. Isso significa que devemos estar o tempo todo conectados com Deus e em espírito de oração.

Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Nisto consiste os 21 dias do jejum de Daniel: “E disse mais Daniel: …que se nos dêem legumes a comer e água a beber” (Dn. 1:12). Reavalie seus hábitos alimentares tire aquilo que é desejável, a carne por exemplo e passe a comer legumes, verduras e a beber água.

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia. Agora vim, para fazer-te entender o que há de acontecer ao teu povo nos derradeiros dias; porque a visão é ainda para muitos dias.

Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.

A oração de Daniel não é um tipo cotidiano de oração. É aquela oração que nasce sob pressão, angústia, aflição ou desespero. Pode também ser disparada por um flash de esperança, uma resposta de oração, uma promessa recebida recentemente ou um milagre que está além do horizonte.

4 Orei ao Senhor, o meu Deus, e confessei: Ó Senhor, Deus grande e temível, que manténs a tua aliança de amor com todos aqueles que te amam e obedecem aos teus mandamentos, 5 nós temos cometido pecado e somos culpados. Temos sido ímpios e rebeldes, e nos afastamos dos teus mandamentos e das tuas leis.

A resposta é: nem mais e nem menos, somente “sem cessar” e “todo tempo”. Claro que isso não quer dizer estar de joelho o dia inteiro, mas manter-se, constantemente, conectado com Deus em espírito. Fora essa ligação incessante, determine um horário e um lugar para que, todo dia, você possa passar tempo com Deus.

Ele tinha a convicção que precisava se dedicar pelo menos duas horas por dia à oração pessoal e fez da oração a marca registrada do movimento.

Crente pode orar de madrugada se quiser, mas não é mandamento. Deus ouve a oração em qualquer hora do dia. Procure o tempo mais adequado para você. A Bíblia diz que devemos orar em todo o tempo (Efésios 6:18).

Tudo que Daniel era em essência estava ligado a Jerusalém, não tanto a terra, mas para o significado dela. Em Jerusalém ele aprendera a amar a Deus. Em Jerusalém ele aprendera a depender de Deus. Por isso suas janelas davam para Jerusalém.

O Jejum de Daniel foi criado com um propósito espiritual e religioso, aliando alimentação restrita e orações, e não como uma dieta de emagrecimento.

Abraão. O grande patriarca do povo de Israel era um homem de oração. Sua comunhão com o Senhor era tão intensa que ele é chamado de “amigo de Deus” (Tiago 2:23). Inclusive, o próprio Deus fala de Abraão como uma pessoa que intercedia pelos outros (Gênesis 20:7).

O chamado "Jejum de Daniel de 21 Dias", é baseado no jejum que o profeta Daniel realizou durante o reinado de Ciro, rei da Pérsia (Daniel 10:1). Neste jejum que durou cerca de 3 semanas, Daniel não comeu carne, nem coisas saborosas e não bebeu vinho. Ele também não se perfumou durante esse tempo.

A bíblia diz que Daniel e seus amigos fizeram um jejum no qual somente comeram legumes e água por 21 dias, para não se contaminar com a comida do rei, que era um idólatra. As pessoas que fazem o jejum de Daniel geralmente fazem desta forma durante 21 dias.

Por 21 dias, Daniel decidiu jejuar para buscar favor, sabedoria e entendimento da parte de Deus.

O jejum é uma fonte de força espiritual. Por meio do jejum nós podemos nos sentir mais perto do Pai Celestial e fortalecer nosso testemunho. O jejum também inclui fazer uma oferta generosa de jejum para ajudar os necessitados.