Quanto tempo demora para cicatrizar uma unha arrancada?

Perguntado por: ipaiva . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

“A lâmina ungueal necessita de cinco a seis meses para se regenerar após sofrer um trauma. Neste período, é aconselhado evitar novos traumas, ambientes úmidos e o uso de substâncias químicas.

Dependendo do dedo e do tipo de lesão, pode demorar até 4 meses para a nova unha surgir. Nesse meio tempo, a pele ao redor, caso não seja submetida à pressão que normalmente é exercida pela unha, pode crescer e levar ao encravamento quando a nova unha surgir.

É chamado de onicólise, caracterizado por descolamento total ou parcial da unha da mão ou do pé e pode ser causado por uso de sapatos apertados, limpeza excessiva das unhas ou alergias a produtos de limpeza. Também pode ser causada por infecção por fungos, psoríase ou hipertireoidismo, ou uso de alguns medicamentos.

Quando a unha cai, o leito ungueal (pele por baixo da unha) fica exposto, causando dores e se tornando porta de entrada de microrganismos que contaminam a lesão. Nesses casos, a Membracel pode ser muito útil durante o processo cicatricial.

Probenxil gel é um medicamento anti-inflamatório tópico que age sobre a região inflamada aliviando o inchaço e a dor.

A lâmina ungueal necessita de cinco a seis meses para se regenerar após sofrer um trauma. Neste período, é aconselhado evitar novos traumas, ambientes úmidos e o uso de substâncias químicas.

Não coloque o pedaço arrancado de volta com fita adesiva. Coloque o dedo em água fria durante 20 minutos. Passe uma pomada antibiótica sobre a unha e cubra com um curativo.

Os antibióticos mais usados são a cefalexina, amoxicilina + clavulanato ou clindamicina.

Dicas para as unhas crescerem mais rápido

  1. Usar base fortalecedora. ...
  2. Hidratar as unhas. ...
  3. Evitar acetona. ...
  4. Não deixar o esmalte muito tempo na unha. ...
  5. Evitar tirar a cutícula. ...
  6. Evitar contato com produtos químicos. ...
  7. Comer mais proteína. ...
  8. Tomar suplemento de biotina.

Qual o ritmo de crescimento das unhas? As vezes pode parecer que as unhas não estão crescendo, não acredite! As unhas não param de crescer. Pesquisas feitas há anos já comprovaram que as unhas crescem em média 0,1 milímetro por dia, ou seja, as unhas crescem cerca de 3 milímetros por mês.

7 dicas para fazer as unhas crescerem mais fortes e saudáveis

  1. 1 – Não roa as unhas. ...
  2. 2 – Use luvas para limpeza. ...
  3. 3 – Esqueça a acetona. ...
  4. 4 – Esmalte com moderação. ...
  5. 5 – Atenção à cutícula. ...
  6. 6 – Cuidado com a falta de nutrientes e vitaminas. ...
  7. 7 – Procurando auxílio de um profissional.

A matriz ungueal localiza-se na base da unha sendo o local a partir de onde a unha cresce. A cutícula prende a parte superior da placa ungueal à pele atrás dela. A lúnula é a forma em meia-lua na base da unha.

A unha, ou lâmina ungueal, é produzida na parte viva, chamada matriz, e tem microtrilhos que norteiam seu crescimento. Eles ficam no leito ungueal, onde a unha repousa. Quando ocorre um trauma na raiz, pode haver uma fibrose, cicatriz que impede o crescimento correto dessa lâmina.

A unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Com isso, pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente de micose. As unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas, grossas e opacas.

Gel de silicone
Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Indico banhos de água morna com sal para reduzir a inflamação e o edema e massagem no sentido de liberar a pele inflamada do canto da unha. Caso isso não melhore o quadro em 2 a 3 dias, é hora de consultar o médico dermatologista, que irá prescrever antibiótico.

Se a inflamação da unha estiver sendo muito incômoda, outra opção é mergulhar o pé em água morna por 10 minutos enquanto se tentar puxar suavemente com os dedos a pele úmida e amolecida no canto do dedão, de forma a libertar a unha. Esse processo deve ser feito 3 vezes por dia por pelo menos uma semana.