Qual planta grita quando sua raiz e arrancada?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Por ter raízes que se assemelham a um feto humano, uma lenda medieval dizia que essa raiz representaria um pequeno homem dormindo sob a terra e que, quando retirado de seu descanso, daria um grito capaz de deixar as pessoas surdas ou levá-las a morte. Daí o famoso apelido dado à mandrágora de “a planta que grita”.

man·drá·go·ra ra. [ Botânica ] Planta solanácea, de folhas compridas e largas, de sabor e cheiro desagradáveis e cuja raiz, bifurcada, lembra a forma de um corpo humano. (Na Antiguidade e na Idade Média, era empregada em diversas manipulações de feitiçaria.)

A mandrágora, cientificamente denominada Mandragora officinarum L.,é um vegetal pertencente à família das Solanaceae. Ela é famosa por supostamente apresentar algumas qualidades de natureza medicinal, tais como atributos afrodisíacos, alucinógenos, analgésicos e narcóticos.

As histórias sobre como colher e turbinar os efeitos mágicos da mandrágora não são menos coloridas. Acreditava-se, realmente, que todo cuidado era pouco ao se arrancar a raiz da terra, pois seu grito lancinante levaria a pessoa à morte.

Mencionada na Bíblia, a mandrágora é uma planta que sempre teve conotações religiosas, sagradas ou mágicas. Para os cristãos ela era um símbolo da Fé, dado que a raiz representava Cristo e as suas flores o Espírito Santo.

A mandrágora é uma planta nativa da região do Mediterrâneo, cercada de mitos e mistérios. Apresenta frutos amarelos, carnosos, aromáticos e tóxicos, apelidados de “as maçãs do diabo”, devido aos seus efeitos afrodisíacos e alucinógenos. Além disso, a mandrágora possui raízes que se assemelham a um feto humano.

Para obter mandrágoras, você pode comprar sementes ou plantas adultas para uso imediato de Madame Green na loja Dogweed and Deathcap em Hogsmeade. custo de mudas de mandrágora 500 galeões de ouro cada, e as sementes são vendidas a 800 galeões Dourado.

mandrágora

Por ter raízes que se assemelham a um feto humano, uma lenda medieval dizia que essa raiz representaria um pequeno homem dormindo sob a terra e que, quando retirado de seu descanso, daria um grito capaz de deixar as pessoas surdas ou levá-las a morte. Daí o famoso apelido dado à mandrágora de “a planta que grita”.

A raiz é a parte principal usada como fitoterapia. As propriedades medicinais são anti-biliosos, catárticos, eméticos, diaforéticos, colagogos, alterativos, resolutivos, vermífugos. Seus muitos usos incluem o tratamento da icterícia, bilioso, bem como febre. Pode ser usado como um tratamento de infertilidade.

Na Bíblia as mandrágoras são mencionadas exclusivamente em dois textos: Gênesis 30:14-16 e Cantares 7:13.

Sempre que desenterrada, a raiz grita. O grito de uma mandrágora madura matará qualquer pessoa que o ouça, mas os gritos de uma mandrágora jovem normalmente só farão a pessoa desmaiar por algumas horas.

com um humano. Quando madura, seu grito pode s. ser fatal para qualquer um que o ouça.

Como as plantas não possuem cordas vocais ou pulmões, os pesquisadores acreditam que os sons são emitidos pelo xilema, estrutura responsável por transportar água e nutrientes das raízes para os caules e folhas. A água viaja por esse tubo através da tensão superficial, assim como um líquido sugado por um canudinho.

Quando ocorre a falta d' água, principalmente em ambientes internos, a flor fica totalmente murcha.

De acordo com um estudo publicado nesta quinta-feira (30) pela revista científica Cell, as plantas sofrem quando estão com sede ou estressadas. Com isso, emitem sons transportados pelo ar.