Quanto tempo demora para sair o resultado de uma tomografia?

Perguntado por: ufreitas3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Geralmente, o tempo médio é de 10 a 30 minutos. O resultado do exame, muitas vezes, pode ser gerado no mesmo dia ou alguns dias depois.

Quando ele adentra na máquina, os detectores de raios X são acionados, captando imagens de diversas partes do corpo e de diversos ângulos. As imagens obtidas expõem os órgãos internos como se o organismo tivesse sido cortado em fatias.

Quando e quem deve fazer a tomografia
A tomografia não é um exame de rotina. Ela é solicitada caso a caso, conforme o histórico e as necessidades de cada paciente, se o médico identificar sinais de alguma patologia que pode ser detectada pelo exame.

Preparo do exame de tomografia
O preparo varia de acordo com a região do paciente a ser examinada. Quando é necessário o uso de contraste, o paciente deve ficar de jejum por até 8 horas. Para a tomografia realizada, principalmente na área digestiva, pode ser indicado o uso de laxantes ou enema para limpar o intestino.

O médico pode recomendar uma tomografia computadorizada para ajudar a: Diagnosticar distúrbios musculares e ósseos, como tumores ósseos e fraturas Identificar a localização de um tumor, infecção ou coágulo sanguíneo.

Quanto tempo demora o exame? Uma TC abdome total possui uma duração média de 10 minutos. Embora a aquisição de imagens não cause qualquer tipo de dor, pode haver algum desconforto pelo fator de ter que permanecer imóvel por vários minutos.

Precisão das imagens
Ambos os exames oferecem imagens precisas, mas a tomografia oferece imagens horizontais e em 3D, enquanto a ressonância permite ver planos frontais e oblíquos. É comum que a tomografia seja solicitada em casos mais simples, e a ressonância quando há necessidade de diagnósticos mais complexos.

O exame de tomografia com contraste é perigoso? A tomografia com contraste é um método diagnóstico seguro, provocando complicações apenas em casos raros. Contudo, existem riscos pela exposição à radiação ionizante e pelo uso do contraste, em especial ao iodado.

O contraste pode ter efeito tóxico ao organismo, e algumas das reações incluem efeitos diretos na corrente sanguínea, como queda da pressão ou inflamação do local da aplicação.

Tomografia Computadorizada de Abdome Total é um exame diagnóstico por imagem da região do abdominal, incluindo rins, baço, bexiga, parede abdominal, etc. O método é rápido e indolor, e alguns casos necessita de contraste para melhor visualização de alterações.

Muito embora não existam muitos estudos associando TC e risco de câncer, é possível estimar o risco de câncer induzido por esse exame a partir das doses que chegam aos diferentes órgãos e os dados de incidência e morta- lidade por câncer dos estudos com sobreviventes de bomba atômica e acidentes radioativos.

Eles representam os tecidos moles, a gordura, o ar e os ossos no interior do corpo. Se houver algum tom inesperado, pode ser sinal de anormalidade. Os tecidos densos, como os ossos, aparecem como as áreas brancas. O ar e a gordura têm tons escuros de cinza ou são pretos.

Esses registros são formados porque a radiação é absorvida de forma diferente pelos tecidos, de acordo com sua densidade. É por isso que ossos e partes mais densas aparecem em tons claros no resultado da tomografia, enquanto vísceras e partes moles aparecem em tons escuros.

Os exames de tomografia com contraste exige JEJUM DE 8 HORAS. Durante as 8 horas o paciente não pode: comer, beber água, tomar chimarrão, chupar balas, etc. Paciente precisa trazer exame de CREATININA para avaliação da função renal.

Deve-se fazer jejum de 4 horas e se apresentar à clínica sem brincos ou piercings na face. Aparelhos dentários móveis também devem ser retirados. Caso seja necessário o uso de contraste, é preciso suspender medicações que contenham metformina por 48 horas antes e 48 horas depois do exame.

O preço médio de uma tomografia abdominal total(inferior e superior) em São Paulo fica entre 220 e 650 reais.

Além disso, a tomografia conta com um menor custo de execução, o que faz diferença para os pacientes que vão pagar pelo procedimento. Para quem tem plano de saúde, é possível que o processo de liberação desse exame de imagem seja mais fácil do que o da ressonância, justamente em função dessa questão de valores.