Quanto tempo depois de dipirona posso dar ibuprofeno?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
3.9 / 5 5 votos

Em relação à febre baixa, a resposta ao tratamento ficou no limite da significância, a favor do ibuprofeno, após 3 horas da medicação (p = 0,106).

Podemos misturar? Em algumas ocasiões, como gripe ou outros casos, pode ser recomendável tomar os dois medicamentos. Você deve tomar uma dose de ibuprofeno e combinar a cada 8 horas (ou até 6 horas) com um paracetamol.

Ao perceber um caso de febre intermitente, é importante procurar auxílio médico para descobrir a causa do sintoma e, se for necessário, iniciar seu tratamento.

- Enquanto o ibuprofeno age em 30 minutos, o paracetamol não tem efeito antes de 45 a 60 minutos desde a ingestão da primeira dose.

Sua fórmula é à base de dipirona e faz efeito em cerca de 30 a 60 minutos, com ação de até 4 horas.

Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais.

Você pode amenizar efeitos de dor e febre com analgésicos como dipirona e paracetamol, por exemplo. Mas atenção: Caso o ibuprofeno faça parte do tratamento contínuo para alguma condição clínica que você tenha, converse com seu médico para obter a indicação mais adequada e personalizada.

É caso para consultar um médico se…
Febre persistente por mais de três dias ou que não melhora com antipiréticos. Dor de cabeça. Rigidez no pescoço e dor quando dobra a cabeça para a frente.

O que fazer se a febre não baixa mesmo com medicamentos? Antitérmicos e antipiréticos (classes de medicamentos para baixar a temperatura) só devem ser usados quando a febre causa mal estar extremo e quando não há sintomas que indiquem a necessidade de procurar ajuda profissional (como exposto acima).

Os profissionais de saúde frequentemente recomendam combinar paracetamol mais ibuprofeno ou então alternar esses dois medicamentos para o tratamento de crianças com febre.

Em geral, o recomendável é só repetir a dose do antitérmico depois de 4 a 6 horas da ingestão anterior do remédio. Algumas drogas, como a dipirona, pedem intervalos maiores: você pode repetir a dose de oito em oito horas, salvo outra sugestão do médico.

Ele precisa de 15 a 30 minutos para agir. O alívio dos sintomas dura entre quatro e seis horas, a depender da causa e da intensidade.

A febre intermitente normalmente tem um período predeterminado de duração e regride pelo menos uma vez a cada 24 horas. Ele segue uma curva bem específica e pode sinalizar diversas doenças graves, como a malária, leptospirose, tuberculose e até mesmo linfomas2.

A dose pode ser repetida a cada 6 a 8 horas. Não utilizar mais do que 4 vezes por dia. O uso de ibuprofeno em crianças com menos de 2 anos deve ser feito sob orientação médica. Pacientes pediátricos com mais de 30 kg não devem exceder a dose máxima de 40 gotas (200 mg).

Em geral, o recomendável é só repetir a dose do antitérmico depois de 4 a 6 horas da ingestão anterior do remédio. Algumas drogas, como a dipirona, pedem intervalos maiores: você pode repetir a dose de oito em oito horas, salvo outra sugestão do médico.

Adultos e crianças acima de 12 anos
O ibuprofeno deve ser administrado por via oral na dose recomendada de 1 ou 2 comprimidos. Se necessário, esta dose pode ser repetida 3 a 4 vezes ao dia, com intervalo mínimo de 4 horas. Não exceder o total de 6 comprimidos (ou 1200mg) em um período de 24 horas.

Os pediatras costumam controlar a febre com uma dessas substâncias: acetaminofen (também conhecida como paracetamol), ibuprofeno ou dipirona.

Nela, há um aumento na produção de prostaglandina, responsável por agir no hipotálamo a fim de impedir a perda de calor para o ambiente, ao mesmo tempo que eleva a temperatura corporal. Dessa forma, o antitérmico atua logo na origem dessa reação para enfim baixar a nossa temperatura.

Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista. Uma pesquisa concluiu que os sonhos de pacientes em estado febril foram mais negativos do que os experienciados em condições saudáveis.

Vick Vaporub® é um unguento para ser passado no peito, pescoço ou costas ou pode ser adicionado a água quente.

Para saber ao certo o que pode ser a febre que vai e volta é imprescindível procurar atendimento médico, para avaliação clínica, realização de exames e definição de um tratamento adequado.