Quanto tempo dura um tsunami?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.9 / 5 6 votos

Enquanto em uma onda marítima “normal” podem ocorrer períodos de até algumas dezenas de segundos, em um tsunami este tempo atinge alguns minutos ou até meia-hora. Assim, os tsunamis são ondas longas, que em alto-mar possuem entre 100 km e 500 km de comprimento.

Fenômeno aconteceu no arquipélago polinésio após erupção de vulcão. A erupção de um vulcão submarino em Tonga, na Polinésia, causou um tsunami no Oceano Pacífico neste domingo (16. jan. 2022).

Normalmente, cerca de dez minutos antes de um tsunami alcançar à costa, o mar recua de acordo com a força das ondas que estão por vir.

O tsunâmi no Brasil em 1755 foi uma catástrofe natural ocorrida no nordeste do litoral brasileiro, em 1º de novembro de 1755.

Essas ondas se deslocam em alta velocidade e têm comprimento entre 100 km e 500 km. À medida que se aproximam da costa, perdem velocidade e ganham altura, que fica de 30 m a 40 m. Os tsunamis possuem elevado potencial de destruição, como observado na Indonésia, em 2004, e no Japão, em 2011.

Um megatsunâmi ou megamaremoto é um raro tsunâmi com mais de 100 metros (325 pés) de altura. Excetuando-se alguns grandes tsunâmis no Alasca, incluindo um de 520 metros de altura, acredita-se que o último tsunâmi que atingiu uma área com população ocorreu há quatro mil anos.

A palavra tsunami é de origem japonesa e significa "onda do porto" – tsu (porto, ancoradouro) e nami (onda, mar). Historicamente, é no Oceano Pacífico onde ocorreram a maioria dos tsunamis, por ser uma área cercada por atividades vulcânicas e frequentes abalos sísmicos.

Top-5 dos Maiores Tsunamis do Mundo

  • 5º Krakatoa.
  • 4º Monte Unzen.
  • 3º Barragem de Vajont.
  • 2º Spirit Lake.
  • 1º Lituya Bay.

Especialistas dizem que a possibilidade de um tsunami é remota, mas o Brasil já registrou um tsunami no passado. Um dos estudos mais recentes, realizado em 2020 pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), afirma que o Brasil já foi atingido por um tsunami em 1755.

A causa do tsunami foi o maior terremoto dos últimos 40 anos, 9 graus na escala Richter, provocado pelo choque entre duas placas tectônicas, no fundo do oceano.

Por definição, para ser considerado um tsunami, a onda precisa ter um comprimento entre 10 e 500 km, tendo um período de formação relativamente lento, de alguns minutos. Quando em alto mar, os tsunamis não costumam apresentar uma amplitude (diferença entre a maior e a menor altura) muito grande.

Isso significa que ela precisa ter um comprimento de onda de, no mínimo, 10 quilômetros, podendo atingir até 500 quilômetros em alto-mar.

Com a ação dos ventos na sua formação, as ondas do mar movem-se em diversas direções e, com o fenômeno da refração, surgem paralelas ao quebrar na praia. A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações.

Tipicamente, cerca de dez minutos antes de um tsunami, o mar recua da costa, expondo parte do leito marinho. Se a inclinação for rasa, este recuo pode exceder 800 metros.