Quantos km o tsunami avançou no Japão?

Perguntado por: vresende . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Provocou também ondas de tsunâmi de mais de 10 m de altura, que atingiram o Japão e diversos outros países. No Japão, as ondas percorreram mais de 10 km de terra.

As ondas inundaram até 4 quilômetros terra adentro, principalmente em locais banhados por rios e nas proximidades da Ilha de Itamaracá (PE). Em Tamandaré a inundação foi de até 800 metros, e em Lucena, 300 metros.

10 metros

Estes abalos marítimos, também conhecidos como maremotos, reúnem uma grande quantidade de força, gerando uma ou mais ondas (tsunamis) com admirável poder de destruição. As massas de água que chegam à região costeira e arrebentam em ondas, podem ultrapassar 10 metros.

1.600 m

Conheça o tsunami com mais de 1.600 m de altura que deu a volta ao mundo. O asteroide que atingiu a Terra no final do período Cretáceo provavelmente causou um enorme tsunami global que, no seu pico, tinha mais de 1.600 m de altura, segundo um estudo recente. Saiba mais aqui!

1883: Krakatoa, Indonésia
A erupção do Krakatoa, na Indonésia, criou fluxos piroclásticos que geraram megatsunâmis quando atingiram as águas do Estreito de Sunda em 27 de agosto de 1883. As ondas atingiram alturas de até 24 metros ao longo da costa sul de Sumatra e até 42 metros ao longo da costa oeste de Java.

Top-5 dos Maiores Tsunamis do Mundo

  • 5º Krakatoa.
  • 4º Monte Unzen.
  • 3º Barragem de Vajont.
  • 2º Spirit Lake.
  • 1º Lituya Bay.

terremoto e o tsunami

O terremoto e o tsunami de 11 de março de 2011 entraram para a história do Japão como a maior catástrofe no país, depois das bombas de Hiroshima e Nagasaki, em 1945, na Segunda Guerra Mundial.

  • Terremoto de Ashgabaqt, União Soviética, em 1948: até 110 mil mortos.
  • Terremotos na Turquia na fronteira com a Síria, em 2023: ao menos 36 mil mortos.
  • Terremoto de Erzincan, Turquia, em 1939: 33 mil mortos.
  • Deslizamento de Khait, União Soviética, em 1949: 28 mil mortos.
  • Terremoto na Armênia, em 1988: mais de 25 mil mortos.

As chances de um tsunami atingir o Brasil futuramente são muito pequenas, praticamente nulas. Pensando em potenciais acontecimentos como uma forte erupção do Cumbre Vieja, as cidades do Norte e Nordeste do Brasil seriam as principais atingidas, com danos que se estenderiam do Amapá.

O tsunâmi no Brasil em 1755 foi uma catástrofe natural ocorrida no nordeste do litoral brasileiro, em 1º de novembro de 1755.

Um cenário incomum, de barcos encalhados e recuo do mar, foi observado neste último final se semana no litoral paulista, entre São Vicente e a Praia Grande. Este recuo do mar se deve ao posicionamento de uma área de alta pressão atmosférica no oceano Atlântico.

Em agosto de 2017, também foi registrado um recuo de mar no Brasil, desde o litoral sul do País até o litoral paulista. Não existindo a possibilidade de ocorrer um tsunami, como alguns internautas chegaram a cogitar.

A água de retorno continua a ser empurrada pela gravidade, e procura o caminho de menor resistência. Este pode ser um canal submerso na areia ou a areia ao lado de um quebra mar ou píer, por exemplo. Como a água de retorno se concentra nesse canal, ela se torna uma corrente movendo-se para dentro do mar.

De acordo com o banco de dados de tsunamis, o mais devastador da história, levando em conta o alto número de mortes, foi o ocorrido na costa norte da ilha de Sumatra, na Indonésia, em 26 de dezembro de 2004. Especificamente, este tsunami matou mais pessoas do que qualquer outro tsunami registrado na história.

Ondas podem chegar a até 25 metros de altura – e isso não significa um tsunami. A natureza tem o poder de provocar ondas marítimas acima de 25 metros de altura (equivalente a um prédio de 10 andares) sem que elas sejam um tsunami.

Especialistas dizem que a possibilidade de um tsunami é remota, mas o Brasil já registrou um tsunami no passado. Um dos estudos mais recentes, realizado em 2020 pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), afirma que o Brasil já foi atingido por um tsunami em 1755.

Por definição, para ser considerado um tsunami, a onda precisa ter um comprimento entre 10 e 500 km, tendo um período de formação relativamente lento, de alguns minutos. Quando em alto mar, os tsunamis não costumam apresentar uma amplitude (diferença entre a maior e a menor altura) muito grande.

Simone Tebet diz que não haverá cortes na educação durante sua gestão no Planejamento

  1. Valdivia, Chile, 1960 – magnitude 9.5. ...
  2. Alaska, Estados Unidos, 1964 – magnitude 9.2. ...
  3. Sumatra, Indonésia, 2004 – magnitude 9.1. ...
  4. Sendai, Japão, 2011 – magnitude 9.1. ...
  5. Kamchatka, Rússia, 1952 – magnitude 9.0.

Resposta. São ambos maus e ambos podem ser devastadores.

Um total de 143 tsunamis desde 684 já mataram 130.974 pessoas no Japão. Os tsunamis, portanto, ocorrem com relativa freqüência aqui. O maior tsunami já registrado no Japão atingiu uma altura de 90 metros.