Quanto tempo já dura a guerra da Síria?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A Guerra na Síria começou em 2011, dentro do contexto da Primavera Árabe quando houve uma série de protestos contra o governo de Bashar al-Assad (1965). A guerra afetou em cheio a população civil, estimada em mais de 24 milhões de pessoas, nos primeiros cinco anos e ainda não terminou.

Guerra Civil Síria é um conflito que se iniciou em março de 2011, quando a população síria realizou protestos contra o governante do país, Bashar al-Assad. A Guerra Civil Síria se estende desde 2011, envolvendo vários grupos armados.

Qual é a situação atual do país? Após a entrada da Rússia no conflito, em 2015, o governo de Assad passou a vencer o conflito. Em março de 2020, pouco antes de a pandemia se agravar, foi costurado um acordo entre o governo e os manifestantes democráticos com o intermédio da Rússia e do Irã.

Após 11 anos de crise, a vida é mais difícil do que nunca para os deslocados sírios. Desde 2011, milhões de sírios foram forçados a fugir de suas casas e buscaram segurança em países como o Líbano, Turquia, Jordânia e além. Enquanto a crise continua, a esperança está se esvaindo.

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial (1) - Conflito matou milhões de pessoas.

A Guerra na Síria foi deflagrada após as denúncias de corrupção reveladas pelo WikiLeaks, aliado a outros problemas sociais, como desemprego e centralização de poder. Em março de 2011 são realizados protestos ao sul de Derra em favor da democracia, porém, com presença também de grupos armados.

Na Antiguidade, a Síria era a junção de diversos Estados (Gesur, Zobá, Arã e Damasco). Naquele tempo, os habitantes sírios lutavam para tomar as terras de Israel. Os Estados da Síria se unificaram pelo comando de Damasco. A Mesopotâmia (Iraque e Líbano, atualmente) fazia parte do país.

Durante o governo otomano, a cidade entrou em completa decadência, embora tenha mantido algum prestígio cultural. Atualmente é sede do governo central e de todos os ministérios governamentais. Em 2008, foi escolhida como a Capital Árabe da Cultura.

A guerra também causou milhares de mortos e fala-se que, até o final de 2020, quase 600 mil pessoas morreram. Além disso, outras 13 milhões de pessoas abandonaram suas casas para garantir sua sobrevivência. Mais da metade delas migraram de região na própria Síria, e mais de 5 milhões de pessoas fugiram do país.

Assad se encontrando com o Presidente russo Vladimir Putin, em outubro de 2015. A Rússia é, atualmente, o maior aliado da Síria, junto com o Irã.

Metade da população de 4,6 milhões do Noroeste da Síria foi forçada a deixar suas casas pelo conflito, com 1,7 milhão agora vivendo em tendas e campos de refugiados na região, de acordo com a agência das Nações Unidas para a infância (Unicef).

No Afeganistão, a luta contínua entre o Talibã e outras facções locais, após a evacuação das tropas dos EUA e da ONU, em 2021. Também há uma guerra civil na Etiópia, envolvendo uma sangrenta tensão entre partidos políticos conflitantes. Em ambos países, o número de baixas passa dos milhares em 2022.

Em busca de segurança, de 6,3 milhões de sírios estão deslocadas dentro do país e outros 5 milhões de refugiados da Síria estão no exterior, muitos em campos de refugiados. Muitas pessoas que haviam se mudado para a Síria fugindo de conflitos em Estados vizinhos hoje são novamente afetados pela violência.

- O popular serviço de mensagem instantânea WhatsApp foi bloqueado na Síria, informou nesta segunda-feira a própria companhia em sua conta oficial no Twitter.

Árabe

O árabe é uma língua semita central, parente próximo do hebraico e das línguas neoaramaicas. Pertence a família das línguas semíticas, que por sua vez, compõem o tronco linguístico das afro-asiáticas.

Em termos de religião, a subdivisão é mais complicada: 74% dos sírios são muçulmanos sunitas, 16% são muçulmanos xiitas (entre alauitas, drusos e ismaelitas) e 10%, cristãos (ortodoxos, maronitas ou latinos).

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha.