Quanto tempo leva para recuperar o ligamento do tornozelo?

Perguntado por: abarreto . Última atualização: 28 de maio de 2023
3.9 / 5 7 votos

Na lesão de Grau 1, o tempo de recuperação é de cerca de duas a quatro semanas. A lesão de Grau 2 é onde ocorrem micro lesões ou ruptura parcial dos ligamentos e seu tempo de recuperação é, em média, de seis a oito semanas. Já a de Grau 3, mais grave, pode apresentar ruptura total de um ou mais ligamentos da área.

São 7 a 12 meses para a recuperação plena.

De início, o tratamento para esse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. O especialista, normalmente, recomenda o uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.

Como já foi dito, a cirurgia para reparação de uma lesão de ligamento só é necessária quando este se rompe. O médico ortopedista é o profissional indicado para avaliar se há ou não necessidade de cirurgia. Em sendo constatada uma ruptura de ligamento, o procedimento cirúrgico será o indicado.

Às vezes, as pessoas ouvem ou sentem um estalido no joelho quando ocorre a lesão. Este estalido geralmente indica que um ligamento (principalmente o ligamento cruzado anterior) está rompido. O joelho fica dolorido, inchado, rígido e, às vezes, apresenta hematomas. O local da dor depende da estrutura que for lesionada.

Dentre os exames por imagem, a ressonância magnética destaca-se pelo alto grau de resolução gráfica, na visibilização das estruturas anatômicas do joelho.

Grau 1: estiramento ligamentar, geralmente a dor passa em menos de 5 dias; Grau 2: lesão ligamentar parcial, a dor pode durar mais de 10 dias, indica-se que seja feita Fisioterapia; Grau 3: lesão ligamentar total, é extremamente necessário fazer Fisioterapia.

O dignóstico da Lesão Ligamentar do Tornozelo
Em geral, grandes inchaços, hematomas extensos e incapacidade fazem pensar não só em rupturas ligamentares graves, mas também em lesões associadas, como a luxação (deslocamento) de tendões, lesão cartilaginosa e ruptura da cápsula (membrana) articular.

Para aliviar a dor, pode-se tomar paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. O tornozelo pode ficar curado em alguns dias.

Para acelerar a recuperação pode ser necessário utilizar uma compressa de gelo exatamente no local da lesão durante cerca de 15 minutos, duas vezes ao dia, e usar uma joelheira para proteger o joelho de eventuais complicações.

Na maioria das vezes, a ruptura de ligamento necessita de uma cirurgia para que o tratamento seja feito e o ligamento seja reconstruído. Nesse tratamento considerado comum, a recuperação da ruptura de ligamento pode variar entre 9 a 12 meses, dependendo do estado do paciente.

Bem, de modo geral, a recuperação varia entre seis meses e um ano.

O mais recomendado é iniciar o fortalecimento e treino proprioceptivo com fisioterapeuta, e depois seguir com exercícios regulares para manter o fortalecimento e a propriocepção.

Por volta de 3 meses após a lesão deve ser possível correr. Mas antes de voltar a correr na rua você deve ter praticado na esteira e estar em acompanhamento com fisioterapeuta e ortopedista.

Pacientes que não operam o joelho mesmo com o joelho instável estão em risco muito aumentado de novos episódios de instabilidade, falseio, e entorse do joelho. Em cada um desses novos episódios outras lesões podem acontecer e piorar o quadro.

O custo desse tipo de cirurgia na rede privada varia entre R$ 7 e R$ 10 mil.

O retorno às atividades normais, como dirigir, varia de acordo com a recuperação de cada paciente. Geralmente, é necessário esperar pelo menos seis semanas após a cirurgia, mas o médico dará instruções específicas baseadas no progresso de cada pessoa.

O grande problema de não tratar adequadamente uma torção é que ela pode evoluir para a instabilidade no tornozelo. “A pessoa começa a sentir dor na região durante as atividades físicas, caminhada e até mesmo quando fica parada em pé.