Quanto tempo leva para sair da Via Láctea?

Perguntado por: roliveira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Se tentássemos atravessar a Via Láctea na velocidade da luz, levaríamos 100 mil anos para completar o trajeto.

Se este planeta inteiro, o sistema solar e a galáxia não tiverem empogação suficiente para você, prepare-se para acelerar muito — cientistas descobriram que você precisa viajar a incríveis 1,9 milhão de km/h para sair da Via Láctea.

Então, na velocidade da luz, demorariamos 2 milhões de anos para chegar lá. Tudo parece muito distante né? Todos esses números parecem assustadores e desmotivadores quando você não vive nem 150 anos.

Existem galáxias espirais, galáxias anãs, entre outros tipos variados. Além das diferentes classificações e tamanhos, elas têm algo em comum: as galáxias não estão sozinhas em suas redondezas no universo.

Poluição luminosa do Brasil é maior do que a de toda a União Europeia junta. Mais de um terço da população mundial não consegue ver a Via Láctea do local onde moram. A informação foi divulgada em um novo atlas global da poluição luminosa publicado no jornal científico Science Advances.

Fora todos os problemas das radiações perigosas no espaço a que esses viajantes estariam sujeitos. Essa excessiva radiação poderia desencadear uma série de doenças mortais, já que estariam sem a proteção de um campo magnético como o da Terra.

As estrelas do disco galáctico giram em torno do centro da galáxia da mesma forma que os planetas giram em torno do Sol. O Sol não é diferente, e demora 200 milhões de anos para dar uma volta galáctica.

O planeta anão leva 6,4 dias terrestres para dar uma volta em torno de si mesmo, 248 anos terrestres para dar uma volta em torno do sol e completar sua órbita.

Astrônomos encontraram a maior galáxia já registrada pela ciência. Localizada a cerca de 3 bilhões de anos-luz de distância, a Alcyoneus, como foi batizada, é uma rádio galáxia gigante que atinge 5 megaparsecs no espaço, o que significa que ela tem 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.

Nossa galáxia tem ao menos 300 milhões de planetas potencialmente habitáveis, de acordo com novas descobertas da Nasa.

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Os cientistas acreditam que existem cerca de 100 bilhões de galáxias no nosso Universo, mas não se sabe o número exato, afinal ninguém nunca parou para contar todas as galáxias existentes.

A 27.800 km/h, uma volta completa na Terra demorará 1,53 h ou 1h32' ou, ainda, 92 minutos, não muito diferente do período de um satélite a baixíssima altitude.

2.537.000 anos-luz

É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris

A Via Láctea fica na borda do superaglomerado Laniakea - um conjunto que tem 500 milhões de anos-luz de diâmetro e massa de 100 milhões de bilhões de sóis. No total, 100 mil galáxias fazem parte dessa estrutura.

Fusão da Via Láctea
No momento, um halo maciço que circunda a galáxia de Andrômeda está realmente colidindo com o halo da Via Láctea, de acordo com pesquisas baseadas em dados do Telescópio Espacial Hubble, publicados em 2020.

Quem já teve a oportunidade de olhar para o céu bem escuro fora das cidades deve ter visto uma faixa iluminada no céu. Essa faixa deu origem ao nome Via Láctea, que vem do latim e quer dizer “caminho leitoso”, segundo os antigos romanos. Ela mostra a nossa galáxia sob o nosso ponto de vista, já que estamos dentro dela.

Isso acontece porque a gravidade é tão forte no Sol que mantém os planetas do sistema solar girando ao redor dele. O mesmo faz a gravidade da Terra em relação à Lua: …