Quanto tempo o frango pode ficar no congelador?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

nove meses

No caso das aves, o tempo é parecido. Frango pode ficar guardado no freezer por nove meses; o peru, por oito meses; codorna, seis meses; pato, quatro meses; e os miúdos devem ficar até apenas três meses.

Segundo o site do Food and Drug Administration, do Departamento de Saúde dos Estados Unidos, o frango cru pode fica em temperatura ambiente por até duas horas em dias com a temperatura mais amena. Para dias muito quentes, o intervalo de tempo diminui para apenas uma hora.

3 meses

O alimento pode durar até 3 meses dentro do congelador e essa é melhor opção se você não pretende usar o frango todo em uma só receita. Entretanto, muita gente possui dúvidas sobre como armazená-lo de maneira certa. Veja abaixo as melhores dicas sobre como congelar frango desfiado!

Frango pode ser congelado com ou sem tempero
Depois de temperar, coloque o frango dentro de alguma vasilha plástica (você até pode reaproveitar potes de sorvete) e armazene-o dentro do congelador.

Carne e gordura com textura excessivamente macia e, além disso, viscosa ou pegajosa ao toque. Pele muito seca, sem a umidade natural dos alimentos, ou com presença de manchas (também no frango congelado) ou mofo. Sabor forte, entre ácido e azedo, se falarmos de frango cozido, que também pode estragar.

Mas, você sabia que alimentos congelados também estragam e perdem seu valor nutricional quando ultrapassam o prazo de validade? Isso mesmo! Todo alimento, mesmo congelado, tem um prazo para ser consumido, sem prejudicar nossa saúde e a qualidade da alimentação.

O ideal para congelar comida pronta é manter as marmitas sempre em pequenas quantidades em recipientes de vidros ou plásticos, pois mantêm mais a conservação do alimento, podendo permanecer congelados de de três a 12 meses.

12 meses

Carne vermelha e aves cruas duram cerca de 12 meses quando congeladas. É importante mantê-las em recipientes plásticos e não usar qualquer tempero antes de colocar no congelador. Depois de cozida, a carne deve ser armazenada em sacos individuais e seu tempo de validade é de 2 meses.

Qualquer alimento cozido ou cru pode ser recongelado, desde que tenha sido descongelado da forma correta – na geladeira, não na pia da cozinha – e que não esteja estragado. A regra vale para carnes cruas, aves, peixes e frutos do mar, afirmou Tina.

Se você tinha o costume de lavar os filés e peito de frango, por exemplo, antes de prepará-los, saiba que isso não é necessário — e, por vezes, pode ser até perigoso. Isso porque a carne crua pode conter algumas bactérias que podem se espalhar pela pia e pelos utensílios ao redor no momento em que você for lavá-la.

Sem tempero, você pode guardar o frango na geladeira sem se preocupar durante até 3 dias. É importante que esteja em um pote hermético bem tampado, impedindo a entrada de ar. Então, seja cuidadoso e, se possível, enrole também no plástico filme para facilitar a sua vida.

Como descongelar o frango com rapidez e segurança

  1. Coloque os pedaços a serem descongelados em um saco plástico, feche e mantenha o saco submerso em uma tigela com água fria ou em temperatura ambiente.
  2. Não use água quente para não correr o risco de esquentar a carne e favorecer o desenvolvimento de bactérias.

O filé de frango quando está temperado dura um pouco mais na geladeira comparado ao frango que ainda não foi temperado, mas ainda assim não é muito tempo. A média é de uma semana, mas o ideal é verificar se não estragou na hora que for usar.

10 dias

O ideal é que o frango resfriado seja mantido na temperatura de 0°C a 4°C, mantendo assim a validade de 10 dias, conforme indicação que consta no rótulo.

Armazene o frango corretamente
Não importa se você já preparou ou se ele está cru, deve ser sempre armazenado na geladeira ou congelado. Congelar o frango também previne a proliferação de bactéria, mas também não as eliminam.

É bom lembrar: nunca se deve congelar o frango novamente, uma vez que ele já tenha sido descongelado, para não correr risco algum de perda de qualidade.

De forma sintetizada, a Anvisa sugere que é possível congelar carne resfriada sim. Para você que comprou carne moída fresca, peito de frango resfriado ou uma boa carne vermelha, pode congelar.