Quantos anos engrossa a voz?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Nos meninos, este processo ocorre entre os 12 e 13 anos de idade, enquanto nas meninas, dos 13 a 15 anos. A mudança é ocasionada por um alargamento nas pregas vocais, gerando uma voz mais grave e adulta.

Pronuncia das palavras. Falar devagar também te ajuda a controlar a respiração para engrossar a voz. Dessa forma, enquanto você fala consegue pensar na maneira correta de respirar e pronunciar as palavras. Além da sua voz soar mais grave dessa maneira, também passa uma sensação de segurança e confiança ao ouvinte.

Elas vibram, em média, 100 vezes por segundo nos homens e 200 vezes por segundo nas mulheres a fim de gerar a fala. Com o passar dos anos, os músculos da laringe se modificam, as cartilagens se endurecem, há menos lubrificação na região… Essas alterações tornam o sofisticado sistema de produção do som menos eficiente.

“Os distúrbios da voz se manifestam por uma série de alterações, como cansaço ao falar, rouquidão, perda de potência vocal, mudanças de intensidade (mais fraca ou mais forte), mudanças de tom (mais grave ou mais agudo), diminuição do tempo de fonação (maior necessidade de pausas no discurso)”, explica a fonoaudióloga ...

Como em qualquer processo evolutivo, também podem acontecer alterações na mudança de voz no período da puberdade que podem se prolongar, retardar ou ficar incompleta.

Se o corpo cresceu e a voz não mudou, deve-se avaliar o que está acontecendo. Várias situações podem prejudicar o desenvolvimento da voz, como problemas nas “cordas vocais”, alterações hormonais, ou até mesmo influências emocionais.

As três causas mais comuns para ocorrência da voz fina no homem são: Hormonal: baixos níveis de testosterona. Aceitação: o adolescente não se adapta ao novo estilo de voz e acaba optando por manter a voz fina. Psicológica: voz mais infantilizada pelo medo de crescer.

A tireoplastia do tipo III ajuda a tornar a voz mais grave, ela faz um relaxamento na frequência da voz para torná-la mais grossa, enquanto a do tipo IV tem como objetivo tornar a voz mais aguda. Nela, são realizados pontos para esticar as pregas vocais capazes de afinar o som emitido.

O diagnóstico e planejamento do tratamento são feitos pelo fonoaudiólogo e pode ter acompanhamento de outros profissionais como um otorrinolaringologista. O fato é que é possível reverter este quadro e alcançar o timbre de voz desejado.

Com a respiração certa e a postura ereta, o peito abre e é mais fácil emitir uma voz mais dominante e falar mais alto.

  1. Inspire rápida e silenciosamente e expire devagar logo após começar a falar.
  2. Tente deixar o abdômen relaxado ao inspirar. ...
  3. Faça uma pausa no fim da frase logo antes de perder o fôlego.

Antes de um menino chegar na puberdade, sua laringe é muito pequena e suas cordas vocais são pequenas e finas. É por isso que sua voz é mais aguda (fina) do que a de um adulto. Mas como a puberdade, a laringe fica maior e as cordas vocais alongam e engrossam, então sua voz fica mais profunda.

Voz: A testosterona provoca o engrossamento da voz, por isso, o seu uso desmedido pode causar hipertrofia da laringe e consequente voz grave permanentemente.

Como saber meu tipo de voz? Segundo Vanessa Melo, quem determina o tipo de voz de uma pessoa é um professor de canto ou um regente de coral. Os testes de extensão vocal são feitos com o auxílio de um piano ou teclado.

As causas orgânicas, no caso de voz baixa, são mais ligadas a problemas auditivos, onde a pessoa, por ter uma baixa auditiva, não controla o volume de sua voz. Na primeira consulta, faço um teste para detectar se a voz baixa é de origem emocional ou orgânica.

Outra dica de como saber se a sua voz é boa para cantar é identificar a sua extensão vocal. Esse termo engloba as notas musicais que a sua voz consegue alcançar, ou seja, o quão alto ou baixo você pode cantar. Para identificar a extensão vocal, você vai precisar de um profissional especializado em mapeamento vocal.

São várias as causas de voz falhando: refluxo, infecções e nódulos são alguns exemplos de doenças que podem causá-la. Evitar abusar da voz, se proteger de infecções e manter a saúde em dia são dicas relevantes para proteger sua voz.

Em meninas, a puberdade ocorre entre 8 e 13 anos e o primeiro sinal é o surgimento de mamas (broto mamário). Em meninos, ocorre entre 9 e 14 anos e o primeiro sinal é o aumento do tamanho dos testículos. Nesta fase também surgem os pelos pubianos, pelos axilares, odor axilar, acne e aumento da oleosidade da pele.

A vasta maioria dos meninos inicia puberdade entre 9 e 14 anos. As mudanças dessa fase da vida decorrem do “despertar” das glândulas endócrinas cerebrais, chamadas de hipotálamo e hipófise.

Este envelhecimento é provocado pela ação natural do desenvolvimento do organismo onde há o engrossamento das cordas vocais, a redução de movimentos das articulações, alterações hormonais e emocionais, maus hábitos, calcificação das cartilagens, atrofia da musculatura laríngea e a perda da capacidade pulmonar.

Aquecer e esfriar.
Não tenha medo de emitir sons enquanto aquece a voz. Faça barulhos com a boca fechada, roncos suaves nos lábios ou trinados na língua. Somente quando você sentir que seu rosto, boca e voz estão se soltando, você deve começar a cantar notas reais.

Continuar lendo Por que a voz engrossa?