Quantos anos Isaque esperou por Rebeca?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.6 / 5 6 votos

Aos 40 anos, Isaque se casou com Rebeca, uma mulher escolhida por Deus para ser a sua esposa. Porém, ela era estéril. Seu marido orou com insistência durante 20 anos e recebeu a bênção. Não importa o tempo que temos de orar por algo, a recompensa virá!

19Eis a história da família de Isaque, filho de Abraão: Isaque foi gerado por Abraão; 20era Isaque da idade de quarenta anos, quando se casou com Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã e irmã de Labão, também arameu.

Rebeca busca água no poço e segue conforme Eliézer havia mencionado a Deus, confirmando que se trata de quem procura: a futura esposa de Isaque, neta de Naor e Milca! Ele agradece a Deus por tê-lo ajudado, enquanto os homens pedem um abrigo para passar a noite em Harã e, mais uma vez, ela se mostra uma pessoa gentil.

Como era comum na época, Jacó fez um acordo com o pai de Raquel para que pudesse se casar com ela. Por isso, o homem trabalhou sete anos pela amada, que “lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava” (Gn 29, 20).

Deus prometera a Abrão uma porção de descendentes quando ele tinha 75 anos (Gn 12.4). Ele teria 100 anos quando Isaque finalmente nasceu (Gn 21.5). Isso significa que Abrão e Sarai esperaram 25 anos pela promessa.

“E Isaque orou instantemente ao SENHOR por sua mulher, porquanto era estéril; e o SENHOR ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu”, Gênesis 25.21.

O casamento de Isaque e Rebeca continuava sendo dirigido por Deus. Diante da esterilidade de Rebeca, que era um obstáculo ao desenvolvimento da família da aliança, Isaque se colocou diante de Deus em oração por sua esposa. Essa atitude não apenas demonstra sua fé em Deus, como também seu amor por sua esposa (Gn 25.21).

Rebeca me ensina a ser proativa e a ter energia, amor e boa vontade em qualquer atividade que realizar. Rebeca era uma filha obediente e uma esposa amável, que supria a falta de uma mulher como Sara.

Significado: Vem do hebraico Rivqah, que significa laço. Por extensão, “aquela que une”. No Antigo Testamento, é como se chama a esposa de Isaac, mãe do gêmeos Esaú e Jacó.

A história de Isaque e Rebeca ensina que o casamento não se baseia apenas no amor, mas na fé. Gênesis 24 nos conta a história de como Abraão enviou seu servo para encontrar uma esposa para Isaque. O servo partiu e fez uma oração muito específica para ajudá-lo a identificar quem seria essa esposa em potencial.

Jesus diz: Buscai primeiro o Reino de Deus e todas as demais coisas vos serão acrescentadas. E a vontade dele na vida de cada um se manifestará e será o melhor, tenha certeza disso. Deus quer abençoar a sua vida sentimental. Deus quer que você seja feliz no seu relacionamento, seja o namoro, noivado ou o casamento.

"Deus disse que meus filhos vão originar duas nações, um povo mais forte que o outro. E que o maior servirá o menor. Por isso, eles lutam, mesmo ainda no ventre", explicará a personagem interpretada por Barbara França. "Não pode ser...

E isto, fez com que ela cometesse um dos seus maiores erros, enganando seu esposo que tanto a amava e fazendo com que seu filho mais novo Jacó, roubasse a benção de seu irmão Esaú. Rebeca agora teve que despedir seu filho Jacó, para a terra de seu tio Labão, para que assim não fosse morto pelo seu próprio irmão.

Isaque cometeu três falhas graves – mentira, egoísmo e medo. Afirmando que Rebeca é sua irmã, além de expor a mulher a cobiça dos homens daquele lugar, ele a desrespeitou como esposa. Rebeca era bonita e poderia provocar desejos ilegítimos.