Quantos anos vivia uma pessoa na Idade da Pedra?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Paleolítico – Idade da Pedra Lascada – 600 mil a 10 mil anos a.C. ... Eram nômades, ou seja, vivia mudando de lugar em busca de alimentos, não tinham. A expectativa de vida média das pessoas na Europa Medieval era de aproximadamente 30 a 40 anos, o que é muito menor do que hoje. Este artigo fala sobre 10 ...

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

O cardápio paleolítico inclui carne de qualquer tipo, legumes, verduras, tubérculos (como inhame e batata-doce, de preferência), frutas e nozes – estas com moderação.

A história do fogo
Faz parte do Paleolítico, período compreendido entre de 4,4 milhões de anos até 8000 a.C., o domínio do fogo pelo homem.

O período Paleolítico é também chamado de Idade da Pedra Lascada. Durante esse período, os hominídeos teriam desenvolvido a habilidade de criar instrumentos e ferramentas, inicialmente a partir da pedra toda, depois lascando algumas para utilizar como objetos cortantes ou mesmo para realizar raspagens.

Fim da Idade da Pedra
O descobrimento da técnica de fundição de minério terminou a Idade da Pedra e começou a Idade dos Metais.

No Paleolítico, a Idade da Pedra Lascada, foi quando o ser humano iniciou sua produção artística e de vestimenta, entre outras inovações. Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-História. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.000 anos atrás.

Entre 1,8 milhões e 300 mil anos atrás, o Homo Erectus, um ser com o raciocínio mais evoluído, descobriu que se fizesse fricção entre duas pedras, esfregando uma na outra, ele conseguia produzir uma faísca, que se colocada em algum lugar de fácil combustão, pegaria fogo normalmente.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Acredita-se que os primeiros hominídeos (linhagem Homo) evoluíram de um ancestral comum entre os grandes primatas de hoje, que viveu entre 8 e 6 milhões de anos atrás, de acordo com o Smithsonian.

A real origem da linguagem verbal pode ser rastreada em um período que vai a até pelo menos 50 mil anos atrás. Mas a maioria dos linguistas acha que a origem é bem mais antiga que isso. "Muitos de nós acreditam que começou há mais de meio milhão de anos", diz Tallerman.

Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura.

Os indivíduos se comunicavam com uma linguagem primitiva, baseada em baixa quantidade de sons e nenhuma elaboração de palavras e frases. A principal forma de comunicação era através das pinturas rupestres, quando expressavam nas paredes os sentimentos e as descobertas do cotidiano.

Trabalho Primitivo
Durante a Pré-História, especificamente na Idade da Pedra Lascada, o trabalho humano passou a ser aprimorado. Os seres humanos começaram a construir ferramentas para caçar, para confeccionar suas próprias vestimentas e para preparar os alimentos.

Eles eram nômades, ou seja, estavam em constante deslocamento, e não tinham lugar fixo para morar, pois eram vulneráveis aos fenômenos naturais. A descoberta e o controle do fogo permitiram o aquecimento com relação ao frio, espantar animais silvestres e assar os alimentos.

O primeiro metal utilizado pelos hominídeos foi o cobre. Com o passar do tempo, houve a procura por outros tipos de metal para atender à demanda do momento.

O domínio do fogo pelos primeiros hominídeos foi de fundamental importância para a sobrevivência da nossa espécie. Em milhares de anos utilizando o fogo, o homem conseguiu produzir diversos materiais (metálicos, cerâmicos) que impulsionaram o desenvolvimento civilizatório.

A Pré-História se divide em dois grandes períodos: a Idade da Pedra e a Idade dos Metais.