Quantos brasileiros estão na NBA?

Perguntado por: nfelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Como está a situação dos atletas do Brasil que buscam um espaço na NBA? Atualmente, o único brasileiro com permanência garantida na liga norte-americana é o armador Raul Neto.

O processo, claramente, é extremamente competitivo e seleciona apenas os melhores entre os melhores – o que, ainda assim, não garante o sucesso dos jogadores na liga profissional. Ao todo, 22 atletas brasileiros já atuaram na NBA.

Quem foi o melhor jogador brasileiro da história da NBA?

  • Anderson Varejão.
  • Leandrinho.
  • Nenê
  • Tiago Splitter.

E nesta edição do recrutamento de novos jogadores para a principal liga de basquete do mundo, que tem como principal expectativa a ida do francês Victor Wembanyama para o San Antonio Spurs, o Brasil terá apenas um representante, o ala Márcio Henrique Santos.

Além das estrelas em quadra, dois nomes se destacam atuando nos bastidores da franquia: os brasileiros Felipe Eichenberger e Claus Souza, ambos com papel fundamental na ascensão dos Nuggets nos últimos anos.

Os jogadores recebem elegibilidade automática se completarem quatro anos de faculdade nos EUA, ou se completarem quatro anos da formação na turma do ensino médio. Eles também são elegíveis automaticamente se tiverem jogado sob contrato profissional em um time fora dos Estados Unidos.

Após o recrutamento, que é feito em duas fases, 60 jogadores são incorporados a NBA, mas só os que foram selecionados com as melhores escolhas (primeira rodada) têm um contrato garantido.

840.000 USD (2016)

Boston Celtics e Los Angeles Lakers conquistaram 17 taças cada uma, e ocupam o topo do ranking de vencedores, que ainda conta com outros 18 times que já foram campeões pelo menos uma vez.

Confira as probabilidades das casas de apostas para os favoritos ao título de campeão da NBA em 2024. De acordo com as odds, o atual campeão, Denver Nuggets, é considerados o favorito para conquistar o título, com uma cotação de 5.50.

19 anos

Para ser elegível para um Draft, você precisa preencher dois pré-requisitos básicos: ter mais de 19 anos (no caso, completar 19 no ano do Draft em questão) e já ter se passado pelo menos um ano desde que você terminou o colegial.

No caso de jogadores internacionais, eles também precisam ter pelo menos 19 anos para se inscreverem no Draft. Além disso, devem estar morando há, no mínimo, três anos fora dos Estados Unidos. Após os 22 anos de idade, os atletas internacionais também passam a ser elegíveis automaticamente.

Jogadores internacionais com ao menos 22 anos de idade são automaticamente elegíveis para a seleção; menores de 22 anos devem declarar sua elegibilidade. O draft da NBA geralmente ocorre no final de junho, durante a pré-temporada da NBA.

Os Nuggets entraram para a galeria dos campeões da NBA. Como não poderia deixar de ser, Nikola Jokic foi o cestinha do jogo do título. Ele pontuou 28 vezes e ainda pegou 16 rebotes. Quem também teve um duplo-duplo foi Michael Porter Jr, autor de 16 pontos e 13 rebotes.

Com a vitória sobre o Miami Heat, nesta segunda-feira, o Denver Nuggets fechou a série por 4 a 1 e conquistou o título da temporada 2022/23 da NBA.

Denver Nuggets
Os proprietários de Denver, portanto, decidiram que a equipe seria apelidada de Nuggets (pepitas) por causa das grandes Gold Rushes ocorridas na metade do século XIX na região, onde pessoas de todo o continente norte-americano iam para o estado do Colorado a procura de pepitas de ouro e prata.

Para ser draftado na NBA, qualquer jogador tem que ter passado por, pelo menos, um ano de basquete universitário. O processo de adiantamento de Cooper Flagg foi, na verdade, uma antecipação de sua formatura do Ensino Médio.

Embora a altura não seja o único fator para se tornar um jogador profissional de basquete, é verdade que a maioria dos jogadores profissionais são altos. De acordo com a NBA, a altura média dos jogadores é de cerca de 2,01 metros. É um tema recorrente no basquetebol: a altura.

O maior jogador em atividade da NBA na temporada 2022/23 é o sérvio Boban Marjanovic, do Houston Rockets. O pivô de 34 anos mede 2,24m. O menor é o ala/armador estadunidense Jordan McLaughlin, de 1,80m. O jogador de 27 anos atua no Minnesota Timberwolves.

A estatura oficial de Noppert (2,03m) o coloca como o jogador mais alto da história de todas as Copas, segundo o levantamento que contempla a estatura dos atletas em todos os Mundiais.