Quantos coracoes tem um dinossauro?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Se for mesmo um coração, ele teria um formato parecido ao desse órgão nos mamíferos, contando com quatro cavidades – os corações dos répteis têm apenas três.

Calcula-se que os de sangue quente chegavam a 120 anos e os de sangue frio, semelhantes aos répteis atuais, a 200 anos. “Por terem um metabolismo lento, animais de sangue frio gastam menos energia e chegam a idades avançadas”, diz o paleontólogo Edio Kischlate, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Embora os dinossauros fossem ancestralmente bípedes (assim como todos os pássaros modernos), algumas espécies pré-históricas eram quadrúpedes e outras, como o anchissauro e o iguanodonte, podiam andar com facilidade em duas ou quatro patas.

O que é Rawr:
Significa, uma forma de afeto e carinho produzida por som da boca, em que quer dizer "Eu te amo" em dinossaurês.

O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.

Triceratops

Triceratops X T-Rex
Já o triceratops tentaria desviar das mordidas e usaria os chifres para perfurar o inimigo — herbívoro, ele não mordia em combate. No final, o comprimento (14 metros do T-rex contra 9 metros do triceratops) e a força do tiranossauro o fariam vencedor.

rex

rex, com sua grande cabeça e pernas possantes, poderia derrubar presas de grande porte sem muito problema. Seja como for, T. rex continua sendo o rei dos dinossauros para os 'dinoaficionados'.

Qual é o maior predador da história dos dinossauros terópodes? Embora o giganotossauro supere o tiranossauro rex, tanto em tamanho quanto em altura, quem vence os dois é o temível espinossauro.

Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

Há, aproximadamente, 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um dos mais intrigantes enigmas do planeta.

E mostra que os dinos dormiam exatamente como as aves. A postura é conhecida de qualquer pessoa que já tenha visto um pato cochilando à beira de um lago: pescoço curvado para trás e cabeça escondida sob uma das asas.

Quando um asteroide do tamanho de uma cidade colidiu com a Terra há 66 milhões de anos, eliminou os dinossauros — e enviou um tsunami monstruoso ao redor do planeta, de acordo com uma nova pesquisa.

tiranossauro rex {masculino}
volume_up tyrannosaurus rex {subst.}

A coisa favorita de George é seu dinossauro de brinquedo. Ele carrega para todo lado. George ainda não fala, mas consegue dizer uma palavra muito bem: 'DIno-sau'."

Os psicólogos chamam isso de interesse intenso de adquirir conhecimento em uma área específica. Essa obsessão por dinossauros, eles argumentam, pode ajudar a criança a desenvolver a capacidade de processar informações, a persistência e a autoconfiança.

Esta informação talvez você não sabia ainda: sabe os frangos, que fornecem os ovos que comemos no dia a dia, que cantam ao amanhecer e que têm lindos pintinhos? Eles são os parentes mais próximos dos dinossauros, principalmente do Tiranossauro Rex (também conhecido como T-Rex).

Crocodilo. Você sabia que os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros em termos de evolutivos? Sua origem é datada de 230 milhões de anos atrás. Seus ancestrais conviveram com os dinossauros mas os crocodilos modernos evoluíram há 84 milhões de anos e mudaram pouco desde então.

Dilong

A partir da década de 1990, parentes mais próximos do Tiranossauro Rex foram descobertos, como o Dilong, que viveu na China no início do Cretáceo.

Pesquisadores estimam que se um T. rex de seis toneladas estivesse correndo a mais de setenta quilômetros por hora e tropeçasse, o animal levaria um tombo violento e seu crânio bateria no chão com tanta força que causaria grandes lesões, levando os ossos a perfurar o cérebro, causando morte instantânea.