Quantos dias dura a dor da abdominoplastia?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 17 votos

A recuperação total da abdominoplastia ocorre em aproximadamente 60 dias depois a cirurgia, se não houver complicações. Durante este período é normal ter dor e desconforto, que pode ser amenizada com o uso de analgésicos e da cinta modeladora, além de ter cuidados com a postura para andar e para dormir.

Os maiores desconfortos do pós-cirúrgico da abdominoplastia acontecem nos 3 primeiros dias, e as recomendações médicas para este período são evitar esforços durante o primeiro mês e utilizar uma cinta modeladora durante esse período.

A recuperação da abdominoplastia costuma ser bastante tranquila e os pacientes podem retornar às suas atividades normais em cerca de duas semanas. No entanto, é importante evitar esforços físicos intensos nos primeiros trinta dias após a cirurgia. Após este período, o paciente poderá retomar sua rotina gradualmente.

É comum que o paciente sinta incômodos nos primeiros dias, mas isso vai sumindo gradativamente. Esse período requer muito repouso durante os primeiros 10 dias e a recuperação total demora cerca de 2 meses.

Depois da abdominoplastia, é comum sentir dores na região operada ou até mesmo nas costas, afinal, a paciente vai ficar muitos dias deitada. Pensando nisso, o cirurgião sempre vai indicar medicamentos que devem ser ingeridos nas horas indicadas. Massagens nas costas também podem ser feitas para aliviar as dores.

Como é a dor na abdominoplastia
A cirurgia plástica de abdômen trabalha uma região central do nosso corpo, envolvida nos mais diversos movimentos, desde levantar, sentar e deitar até dar risada ou tossir. Por isso, é natural que você sinta desconfortos nessa área nos dias seguintes ao procedimento.

Faça drenagem linfática
A drenagem linfática é uma técnica de massagem manual que tem como principal objetivo estimular o sistema linfático para eliminar o excesso de fluidos do corpo após a cirurgia. Ela ajuda a garantir um pós-operatório mais saudável, rápido e livre de complicações.

Ao sentar-se, opte por cadeiras, apoiando os pés no chão e encostando-se totalmente. Para andar, dobrar o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga, pois essa posição oferece mais conforto e ameniza a dor.

Depois da abdominoplastia, o paciente costuma retomar suas atividades de rotina, inclusive o trabalho, em cerca de 3 semanas. Até esse momento, é pouco provável que ele consiga realizar as atividades normais.

Você deve andar curvada nos primeiros 14 a 21 dias após a abdominoplastia. O tempo pode ser maior ou menor dependendo da evolução do seu caso, de procedimentos associados (por exemplo lipoaspiração) e das sessões de drenagem linfática que você está fazendo, que ajudam muito no processo de recuperação.

21 a 30 dias: liberado dormir de lado.

A recuperação total pode levar aproximadamente 60 dias. Por isso, durante esse período, é preciso redobrar os cuidados. O Dr. Charles Berres preparou este conteúdo especial para você saber mais sobre a cicatrização após a abdominoplastia.

Cinta pós-cirúrgica abdominoplastia: preço
Quando a paciente tira a cinta vai ficar um bom tempo sem o uso do acessório, com o abdômen solto, se não tiver outro modelo para vestir. Ficar sem essa proteção pode prejudicar o processo de cicatrização.

Poderá haver dor ou prurido (coceira, ardor) no pós-operatório em maior ou menor grau de intensidade por um período de tempo indeterminado.

Alguns desconfortos, como dores leves, ardência e inchaços podem acontecer nos primeiros dias após a cirurgia e são considerados normais.

A queixa de “estômago alto” acontece principalmente nos primeiros meses após a cirurgia. Ela é associado ao edema (inchaço) causado pela organização dos tecidos de cicatrização. A drenagem linfática pode ajudar bastante nesses casos.

Você deve dormir de barriga para cima, nunca de lado ou de bruços.

Imagine você espirrando durante o pós-cirúrgico, ainda com os pontos na pele e, principalmente, nos músculos. Isso pode ser perigoso e prejudicar a sua recuperação.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Você deve ficar um tempo sem fazer esforços ou pegar peso, para não comprometer a cicatrização. O retorno aos exercícios será feito aos poucos, conforme a orientação do médico. Qualquer esforço físico em excesso pode prejudicar o desenvolvimento da cicatriz de abdominoplastia.

O número de sessões de drenagem pós-abdominoplastia que você deve fazer varia. Mas no geral são no mínimo 10 sessões. E, em média, você deve fazer entre 10 e 20 sessões. O tempo de cada sessão também pode variar, mas a duração média é de 40 a 50 minutos.