Quais os piores dias da abdominoplastia?

Perguntado por: pcardoso . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 8 votos

Os maiores desconfortos do pós-cirúrgico da abdominoplastia acontecem nos 3 primeiros dias, e as recomendações médicas para este período são evitar esforços durante o primeiro mês e utilizar uma cinta modeladora durante esse período.

Cuidados com a cicatriz da abdominoplastia

  1. Evite esforço físico nos primeiros 30 dias. ...
  2. Use a cinta modeladora. ...
  3. Faça drenagem linfática. ...
  4. Evite exposição solar na cicatriz da abdominoplastia. ...
  5. Não fume durante a cicatrização da abdominoplastia.

Ao sentar-se, opte por cadeiras, apoiando os pés no chão e encostando-se totalmente. Para andar, dobrar o tronco, curvando as costas e apoiando as mãos na barriga, pois essa posição oferece mais conforto e ameniza a dor.

É natural que boa parte do inchaço desapareça cerca de três semanas após a abdominoplastia.

Pós-operatório da abdominoplastia: como se recuperar após a...

  1. Não estique o corpo.
  2. Não realize esforços.
  3. Não utilize acessórios e medicamentos sem orientação médica.
  4. Não dirija no pós-operatório da abdominoplastia.

Você deve andar curvada nos primeiros 14 a 21 dias após a abdominoplastia. O tempo pode ser maior ou menor dependendo da evolução do seu caso, de procedimentos associados (por exemplo lipoaspiração) e das sessões de drenagem linfática que você está fazendo, que ajudam muito no processo de recuperação.

As primeiras 48 horas após a cirurgia são as mais importantes, pois é neste período que os trombos costumam se formar. Mas, isso pode acontecer até 14 dias depois. “Cerca de metade dos pacientes não sentem nada até que o coágulo se desprenda e atinja outra parte do corpo.

A paciente consegue andar ereta depois de 20 dias de abdominoplastia. Antes disso, não será possível esticar o tronco, porque não haverá pele suficiente.

Banho após a cirurgia plástica
A orientação normalmente é usar a cinta o dia inteiro no primeiro mês retirando apenas para tomar banho e colocar novamente. Após os primeiros dias o curativo costuma ser apenas com fita de micropore o que permite a lavagem com água e sabonete neutro por cima.

Ela é uma cicatrização interna de um tecido formado por colágeno, que está presente em cada local que a cânula da lipo passou, entre a pele e o músculo. A fibrose deixa a pele com uma aparência irregular e endurecida. São mais comuns em lipoaspiração, colocação de prótese de silicone e abdominoplastia.

Levar roupas confortáveis e fáceis de vestir no dia da cirurgia.

Tais alterações poderão ser parciais ou totais por um período indeterminado de tempo e, apesar de raro, poderão ser permanentes. Poderá haver dor ou prurido (coceira, ardor) no pós-operatório em maior ou menor grau de intensidade por um período de tempo indeterminado.

A eliminação de gases acontece à medida que o intestino retoma sua função. Caso sinta desconforto proveniente disso, o uso de simeticona (Luftal) pode ajudar e não prejudica a cirurgia.

Os resultados variam de acordo com cada caso e estão atrelados aos cuidados pós-operatórios recomendados pelo médico-cirurgião, fundamentais para uma boa cicatrização da região operada. A recuperação total pode levar aproximadamente 60 dias.

Cinta pós-cirúrgica abdominoplastia: preço
Quando a paciente tira a cinta vai ficar um bom tempo sem o uso do acessório, com o abdômen solto, se não tiver outro modelo para vestir. Ficar sem essa proteção pode prejudicar o processo de cicatrização.

Normalmente a partir de 3 semanas.

Recuperação da abdominoplastia
O paciente deve caminhar dentro de casa com amparo de alguém e evitar subir e descer escadas. Antes da liberação médica o paciente também não deve dirigir e não pode usar roupas apertadas (roupas íntimas, calças jeans, etc.).

A recuperação da abdominoplastia costuma ser bastante tranquila e os pacientes podem retornar às suas atividades normais em cerca de duas semanas. No entanto, é importante evitar esforços físicos intensos nos primeiros trinta dias após a cirurgia. Após este período, o paciente poderá retomar sua rotina gradualmente.

O número de sessões de drenagem pós-abdominoplastia que você deve fazer varia. Mas no geral são no mínimo 10 sessões. E, em média, você deve fazer entre 10 e 20 sessões. O tempo de cada sessão também pode variar, mas a duração média é de 40 a 50 minutos.

Duração média da recuperação da abdominoplastia
O pós-operatório da abdominoplastia requer muito repouso, principalmente nos primeiros 10 dias. Após 15 a 20 dias pode regressar ao trabalho; Após 30 a 45 dias pode começar a fazer exercício físico de forma gradual, começando por exercícios leves.

A abdominoplastia é feita por meio de uma incisão na região pubiana, a pele e a camada de gordura são separadas e os músculos abdominais ficam expostos, tornando possível a suturação dos mesmos e criando uma parede abdominal retinha.