Qual livro Lucas escreveu para Paulo?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

O livro de Atos não é um relato completo de tudo o que aconteceu na Igreja depois da ascensão do Salvador. Lucas escreveu principalmente a respeito do ministério do Apóstolo Paulo e incluiu alguns relatos a respeito de Pedro e dos outros Apóstolos. O livro de Atos é o último do Novo Testamento que conta uma história.

São Lucas foi um dos quatro evangelistas. É o autor do terceiro evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos. Seus textos são os de maior expressão literária do Novo Testamento. Seu dia é comemorado em 18 de outubro.

Quem escreveu o livro de Atos dos Apóstolos foi o evangelista Lucas, o médico companheiro de viagens missionárias do apóstolo Paulo. Lucas não apenas escreveu o livro de Atos, mas também o terceiro Evangelho que traz seu nome.

Lucas nos registros bíblicos, está em Colossenses 4.14, onde Paulo se refere a ele como o "Médico Amado". Por que Lucas era chamado assim?

Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico de profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até ao seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade.

Teófilo seria o patrono de Lucas, a quem ele dedica o livro, segundo Matthew Henry. Albert Barnes comenta sobre a hipótese de que Teófilo não seria o nome de uma pessoa, mas teria o significado literal de "amigo de Deus", ou um homem piedoso, porém rejeita esta hipótese por causa do tratamento honorífico.

Destes, 330 versículos são comuns aos três Evangelhos. Se pensarmos no Evangelho segundo Marcos, que é menor, 90% de seu material pode ser encontrado em Mateus (600 versículos) e 60% em Lucas (350 versículos). Há também uma parte comum a Mateus e Lucas (240 versículos), não presente em Marcos².

Lucas escreveu sobre a história de Jesus Cristo para um homem chamado Teófilo. Ele procurou testemunhas oculares e investigou cuidadosamente toda a informação sobre os acontecimentos para criar uma biografia organizada e fiel, que confirmasse o que Teófilo tinha aprendido.

Lucas queria ele tomasse conhecimento de sua narrativa, com ordem descritiva, narrando os fatos da vida de Jesus. Como era costume da época, certamente Teófilo, teria patrocinado este escrito e depois iria difundi-lo entre seu círculo de relacionamento.

Para Quem e Por Que Esse Livro Foi Escrito? Mateus parece ter escrito para o público judeu, para mostrar que Jesus Cristo cumpriu as profecias do Velho Testamento a respeito do Messias (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Mateus”).

O autor dessa epístola identifica a si mesmo como “Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago” (Judas 1:1). Por tradição, entende-se que o autor é Judas, meio-irmão de Jesus Cristo (ver Mateus 13:55; Marcos 6:3; Guia para Estudo das Escrituras, “Judas”).

Conheça o Apóstolo São Paulo
Na Bíblia temos 14 cartas atribuídas a São Paulo. De fato, só sete foram com certeza escritas por ele. São as seguintes: Romanos, 1ª e 2ª aos Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1ª aos Tessalonicenses e Filêmon.

O lugar de composição e os leitores que Lucas tinha em mente ao escrever seu livro ainda é incerto. A tradição liga Lucas com Antioquia. Existe uma pequena evidência interna que faz essa ligação. Outra possível localidade da composição desse livro é Roma, uma vez que a história de Atos termina ali.

Tito era um companheiro de Paulo, mencionado em diversas epístolas paulinas. Tito estava com Paulo e Barnabé em Antioquia e os acompanhou no Concílio de Jerusalém, embora seu nome não seja citado nos Atos dos Apóstolos. Ele está listado como um dos Setenta Discípulos.

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5). Sua posição na mesa durante a Última Ceia refletia não apenas honra, mas também proximidade.

Como ele nasceu em um ambiente fariseu rigoroso, o nome Saulo era o nome mais adequado para usar. Mas depois de sua conversão, Saulo decidiu mudar seu nome para anunciar o Evangelho aos gentios, então ele “limpou” o seu nome romano e se tornou conhecido como Paulo, nome que era conhecido entre os gentios.

O livro foi escrito para fortalecer a fé de todos os crentes e para reagir aos ataques dos incrédulos. Foi apresentado para substituir relatórios desconexos e infundados a respeito de Jesus. Lucas queria demonstrar que o lugar ocupado pelo gentio convertido no reino de Deus basei-se nos ensinos de Jesus.

"Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?" O texto se refere ao momento que antecede a volta de Jesus. O Senhor nos alerta que a fé morreria em muitos corações neste tempo.