Quantos ml cada via suporta?

Perguntado por: amarques . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Não se tem uma definição precisa do volume máximo que pode ser administrado com segurança por essa via parenteral. Para adultos, a única recomendação mais consistente encontrada na literatura limita a no máximo 5 mililitros (ml) o volume a ser aplicado.

Embora seja uma região de fácil acesso, nem sempre é bem desenvolvido representando, assim, grande risco de lesões relacionadas aos nervos axilares, radial, braquial e ulnar e à artéria braquial. O volume máximo a ser administrado no deltoide é de 1,0mL para adolescentes e adultos.

Sendo assim, sua combinação com qualquer outra solução injetável deve ser evitada. Por isso, o uso de benzetacil diluído com ampola de diclofenaco não é recomendado (1).

Pode deluir benzetacil de 1.200 com soro fisiológico? A diluição deve sem em água destilada estéril.

O volume máximo para injeção IM é de 5 ml.
A agulha deve ser sempre introduzida em posição perpendicular à pele, ou seja, em um ângulo de 90°.

Agulhas 25×7, 25×8, 30×7 ou 30×8.

Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço. Um exemplo clássico de vacina intradérmica é a BCG. Subcutânea – S.C.: São aplicadas na hipoderme, no tecido subcutâneo.

O músculo deltoide tem como limitações em seu uso, o fato de possuir pouca massa muscular admitindo volume máximo de injeção de 0,5 a 1 ml, além de pequena margem de segurança para lesão dos nervos radial e axilar.

Região Dorso Glútea – Quadrante Superior Externo: até 5 ml. Região Ventro Glútea: até 4 ml. Deltóide: até 2 ml.

A via subcutânea é utilizada para a administração de soluções que necessitam ser absorvidas mais lentamente, assegurando uma ação contínua. Essas soluções não devem ser irritantes, devendo ser de fácil absorção. O volume máximo a ser introduzido por esta via é de 1,5ml¹.

Interrompa a administração se o paciente queixar-se de dor intensa no local ou se, especialmente em crianças, ocorrerem sinais e sintomas que sugiram dor intensa. Devido às altas concentrações da suspensão deste produto, a agulha poderá entupir caso a administração não seja feita de forma lenta e contínua.

"Faltou a agulha 30 por 8, mas tem de sobra a 25 por 8, que é a agulha absolutamente indicada também para a aplicação dessa injeção, no caso de Benzetacil", disse Miziara.

Dipirona monoidratada (substância ativa) pode ser diluída em solução de glicose a 5%, solução de cloreto de sódio a 0,9% ou solução de Ringer-lactato. Entretanto, tais soluções devem ser administradas imediatamente, uma vez que suas estabilidades são limitadas.

Pode administrar uma injeção IM de dipirona junto com Benzetacil? procure evitar.

250mg/mL 2mL NA 100 mL SF ou SG Uso Imediato 30 a 60 minutos Não deve ser pré-misturada com outros medicamentos e deve ser administrada separadamente de acordo com a dose e a via de administração recomendadas.

A injeção intramuscular pode ser aplicada em quatro músculos distintos: o músculo deltóide – que comporta 3 ml – o músculo vasto lateral – que comporta 4 ml – o músculo tensor da fáscia lata – que comporta 5 ml – e o músculo glúteo máximo – que comporta 5 ml.

  • Vias sublingual e bucal. ...
  • Via retal. ...
  • Via vaginal. ...
  • Via otológica. ...
  • Via nasal. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

Intramuscular (IM)
A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.

A região do deltoide é indicada para administração de medicamentos em crianças a partir dos 6 anos de idade até a fase adulta, sendo o volume máximo de 0,5ml em crianças e 1,0ml em adultos.