Quantos navios já afundaram no mundo?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Já o Banco de Dados Global de Destroços Marítimos (GMWD, na sigla em inglês) inclui os registros de mais de 250 mil embarcações naufragadas, mas algumas delas ainda não foram encontradas. Uma das estimativas indica que cerca de 15 mil navios afundaram somente na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

RMS Titanic

Qual navio afundou? O famoso navio RMS Titanic em 14 de abril de 1912 tornou-se o túmulo de mais de 1.500 almas. Declarado inafundável pela imprensa da época, o Titanic afundou na costa de Newfoundland durante a primeira travessia do Atlântico após bater em um iceberg.

cruzeiro Costa Concordia

Qual foi a última vez que um cruzeiro afundou? O cruzeiro Costa Concordia tombou na costa da Isola del Giglio, na Toscana, após uma manobra malsucedida do capitão Francesco Schettino. No dia 13 de janeiro de 2012, o Costa Concordia se chocou com um aglomerado de rochas e naufragou.

Acredite: acidentes de navio, de acordo com a Associação Internacional de Cruzeiros (Clia), são MUITO raros. Para se ter ideia, as chances de sofrer um imprevisto fatal com um meio de transporte como esse é de 1 em 402.000.

Já o Banco de Dados Global de Destroços Marítimos (GMWD, na sigla em inglês) inclui os registros de mais de 250 mil embarcações naufragadas, mas algumas delas ainda não foram encontradas. Uma das estimativas indica que cerca de 15 mil navios afundaram somente na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O navio não afunda por causa do equilíbrio entre a força peso e a força empuxo atuantes sobre ele e pelo fato de a densidade média do navio ser menor do que a densidade da água.

Assim que um navio afunda, começa um lento processo de deposição de areia junto e sobre as estruturas, e da protege o material do navio da açulo cáustica da água do mar e de alguns organismos marinhos perfurantes. Debaixo da areia, geralmente, restam partes do navio bem conservadas.

O biólogo marinho e instrutor de mergulho Maurício Carvalho é um especialista em naufrágios no Brasil. Ele já conheceu 300 em toda costa brasileira, desde o primeiro mergulho do tipo, ainda em 1983. Para ele é difícil dizer qual o naufrágio mais o marcou, já que cada navio tem uma história.

o Titanic

Segundo o www.elespanol.com, O naufrágio que “envergonha” o Titanic e ninguém fala, 'em 1945 o navio nazi Wilhelm Gustloff foi atingido por três explosivos de um submarino soviético. Como consequência afundou no Mar Báltico com, pelo menos, 9 mil refugiados a bordo.

Yamato

Comissionado em 16 de Dezembro de 1941, o Yamato se tornou o orgulho da frota japonesa, com a certeza de seu armamento superior o tornar praticamente invulnerável, podendo atingir alvos muito antes que eles chegassem perto o bastante para usar as próprias armas.

Família brasileira
Outros três portugueses no navio, José Neto Jardim, Manuel Gonçalves Estanislau e Domingos Fernandes Coelho estavam na 3ª classe. Joaquim José já havia trabalhado e morado em São Paulo.

Considerado o maior naufrágio do Brasil e o maior do Amapá, esse naufrágio repercutiu, inclusive, em jornais estrangeiros. Foi em Janeiro de 1981, quando o barco ribeirinho Novo Amapá partiu do Porto de Santana (Amapá) por volta de 14 horas do dia 6 de janeiro com destino a Monte Dourado, no mesmo estado.

Além de ser a última sobrevivente viva, Millvina Dean também foi a passageira mais jovem do Titanic. Na época do naufrágio, ela tinha apenas dois meses de idade. Ela estava a bordo do navio com sua família, que viajava para tentar abrir um negócio nos Estados Unidos.

Britannic

O Britannic afundou no mar Egeu em 1916. O navio foi construído no mesmo estaleiro do Titanic, em Belfast.

O meio de transporte é tão seguro quanto qualquer outro. Hoje em dia, além de possuir várias estruturas de segurança por toda área dos transatlânticos, a tripulação e os passageiros recebem um treinamento para agir em caso de acidentes. As companhias marítimas contam com todos os métodos para garantir a sua segurança.

Quando estamos navegando em alto mar não é possível acessar a Internet utilizando uma conexão de banda larga de alta velocidade como ocorre em terra. Isto porque a conexão a bordo é disponibilizada através de links entre o navio e os satélites de comunicação que estão em órbita bem distantes da Terra.

Objetos que emitam calor – Ferros de passar roupa, chapinha, secador de cabelos e bolsas de aquecimento também costumam ser vetados, para evitar riscos de incêndio. Alguns navios oferecem secador nas cabines, assim como serviço para passar roupa, em geral cobrado.

Titanic brasileiro

Há 107 anos, 'Titanic brasileiro' naufragou com mais de 650 pessoas no Litoral Norte de SP; relembre.

Um submersível para as expedições pode atingir uma profundidade máxima de 4.000 metros (13.100 pés). A mínima é de 10 metros, onde na submersão, ele aciona o sistema de flutuação e fica acoplado ao navio na superfície.

O que acontece é que ao se mergulhar um corpo, o mesmo passa a ocupar um espaço que antes era ocupado pelo fluido, que é deslocado para dar lugar ao objeto.

Nunca se deve perder o náufrago de vista. Evite que a embarcação se afaste do local da queda. Pare o barco, mude o rumo e se aproxime da vítima. Num barco a motor, isso deve ser feito com uma curva de 180 graus no sentido oposto.