Quantos nomes têm Jesus Cristo?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os nomes de Jesus Cristo

  • Salvador. “Porque também para isso trabalhamos e somos injuriados, porquanto esperamos no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis” (1 Timóteo 4:10).
  • Redentor. ...
  • Pão da Vida. ...
  • Senhor. ...
  • Criador. ...
  • Filho do Deus Vivo. ...
  • Filho Unigênito. ...
  • Filho Amado.

São pessoas diferentes que, em comum, levam o nome em homenagem ao Filho de Deus. Jesus recebeu vários nomes, em diferentes línguas, nos registros de sua passagem pela Terra. Yehoshu'a, Emanuel, Messias, foram algumas das denominações atribuídas a Ele pelo mundo, segundo teólogos e historiadores.

O nome de Jesus é digno de ser glorificado e poderoso quando usado com fé na oração (João 14:13) e no serviço a Deus (Lucas 24:47). A Bíblia também diz que perante o nome de Jesus todos os joelhos se dobrarão e toda língua confessará (Filipenses 2:10-11) que Ele é o Senhor.

O nome do Deus bíblico
Após o livro de Êxodo, no livro de Samuel, Deus é conhecido pelo nome de "Yahweh Teva-ot" ou "Ele traz as hostes à existência". As hostes possivelmente se referem à corte celestial ou a Israel. O nome pessoal de Deus era provavelmente conhecido antes da época de Moisés.

Jeová, também chamado de Javé, é o nome de Deus na Bíblia hebraica, e é um termo de origem do hebraico. Os judeus não reconhecem mais o termo, e evitam inclusive utilizá-lo, e atualmente Jeová é ligado a uma outra religião, conhecidos como Testemunhas de Jeová.

Mas qual era o verdadeiro nome de Jesus? Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José.

Art. 19 É proibido o registro de pessoas fí- sicas com o nome de Jesus. Art. 29 Aquele que, com o nome de Jesus, for condenado pela Justiça Penal, em sentença transitada em julga do, perderá esse nome .

Na tradução literal, a palavra yeshua significa "salvar". Ela é muito parecida com Yeshuah, com H no final, que quer dizer "salvação'' e também é uma redução de Yehoshua que significa "Deus salva". Em algumas religiões, eles consideram a palavra como o nome original de Jesus Cristo.

Consultando a tradução bíblica para o português da Nova Versão Internacional Almeida encontramos 1273 versículos com a(s) palavra(s), Jesus. A palavra Jesus começa aparecer no Novo Testamento a partir do Evangelho de Mateus. É um número considerável. São mais de 1273 vezes.

Javé é um dos nomes de Deus na bíblia sagrada cristã, assim como Jeová. Etimologicamente, o nome Javé tem origem do hebraico Yahveh ou Yehovah, que na bíblia sagrada foi traduzido para o latim na forma do tetragrama YHVH.

Em latim, o nome de Jesus indica-se 'Iesus, Iesu'.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

Celebrado no dia 25 de dezembro, o Natal é uma festividade cristã que relembra o nascimento de Jesus Cristo, considerado Filho de Deus na crença dos cristãos.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

A tradição cristã conhece o nome Lúcifer como o anjo caído que também é conhecido como Satanás.

Originalmente, a palavra latina que deu origem [a] “deus”, surgiu a partir do termo Proto-Indo-Europeu diw ou deiwos, que significa “brilhante” ou “celeste”. A partir desta mesma raiz etimológica, surgiu o nome grego Zeus, considerado o “deus dos deuses”, de acordo com a mitologia grega.

O que é El Shaday:
El Shaday ou El Shaddai, é um dos nomes em hebraico para Deus, que significa Deus Todo Poderoso. A designação El Shaddai é apenas um dos nomes que menciona o poder de Deus, sendo mais abrangente que Elohim, que indica o poder de Deus enquanto Criador.

O Novo Testamento tem Jesus Cristo como a sua figura central. Jesus é o messias que, de acordo com a interpretação cristã, alguns textos do Antigo Testamento anunciavam. Traz consigo uma nova ordem espiritual, um novo entendimento de Deus e da relação do humano com Ele.

(Mateus, 18:20). Jesus era o verbo e o verbo é Deus tornando-se onipresente igual ao pai. “ No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João, 1:1).

As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo.

Continuar lendo O que é Jesus Cristo?