Quantos números depois da vírgula?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

As casas decimais são contadas a partir da vírgula, por exemplo o número 12,451 possui três casas decimais, ou seja, três algarismos após a vírgula.

A vírgula é um sinal de pontuação usado para indicar pequenas pausas durante a leitura, além da separação de termos no enunciado para evitar ambiguidade na interpretação. A vírgula é utilizada na escrita para indicar leves pausas e para destacar elementos no enunciado, ajudando a evitar ambiguidade.

O processo de arredondar números decimais é muito parecido com o de arredondar números inteiros: basta localizar a casa decimal para a qual você precisa arredondar e depois observar o algarismo à direita. Se ele for igual ou maior que cinco, arredonda-se para cima. Se for menor que cinco, arredonda-se para baixo.

Se a parte decimal for entre 0.25 e 0.74 então o sistema arredonda a parte decimal para 0.5. Se a parte decimal for maior que 0.75 então o sistema arredonda a nota para cima.

for inferior a 5, o último algarismo a ser conservado permanecerá sem modificação. Exemplo: 1,333 3 arredondado à primeira decimal temos: 1,3. for superior a 5, ou, sendo 5, for seguido de no mínimo um algarismo diferente de zero, o último algarismo a ser conservado deverá ser aumentado de uma unidade.

Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.

Toda vez que formos destinar uma frase a alguém precisamos colocar a virgula. Isso porque temos um vocativo e para indicarmos que estamos nos direcionando a aquele vocativo, ou aquela pessoa precisamos colocar a virgula.

Os algarismos que utilizamos hoje, chamados indo-arábicos, são 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Combinando esses algarismos, conseguimos representar qualquer quantidade. Com a evolução da sociedade e do interesse do ser humano pela Matemática, surgiram também os conjuntos numéricos.

Deve escrever-se 1000, por ter apenas quatro algarismos. Nota: Com cinco ou mais algarismos, usa-se espaço: 10 000, 100 000, 1 000 000, etc.

Se o 5 for o último algarismo ou após o 5 só se seguirem zeros, o último algarismo a ser conservado só será aumentando de uma unidade se for ímpar. Observação: Nunca devemos fazer arredondamentos de sucessivos.

p = 0,541 deve ser arredondado para p = 0,54, p = 0,025 deve ser arredondado para 0,03).

Para o número 259 temos: Vemos que o 259 é maior que o 250, então ele está mais próximo do 300, logo este vai ser o valor para o qual ele será arredondado. Concluindo, o 259 será arredondado para .

Resposta. Cinco inteiros e vinte e três centésimos.

Se o algarismo na casa de condição for 5, aumentaremos uma unidade na última casa decimal, a não ser que esse 5 seja o último algarismo do número ou seja seguido apenas por zeros. Nesse caso, ao arredondar 2,7450001, por exemplo, para a segunda casa decimal, temos 2,75 como resultado.

Se o próximo dígito à direita dos números necessários for maior ou igual a cinco, o último dígito necessário será aumentado em uma unidade. Se o número à direita dos números necessários for menor que cinco, o último número necessário não será alterado. Nesse caso, o próximo dígito necessário é um seis.

Assim, em um arredondamento, caso o número seja 5, o valor é arredondado para cima.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

A conjunção “nem” expressa adição nas frases, por isso não é adequado o uso da vírgula antes desse conectivo que também pode apresentar, em alguns casos, valor negativo. Exemplo: Ele não queria trabalhar nem estudar.