Quantos quilos posso perder com sinvastatina?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Não emagrece. Seus efeitos colaterais mais comuns são dores musculares, toxicidade muscular e hepática. Ainda assim, se bem indicada, é uma medicação com ótima relação entre benefício e risco, pois é capaz de prevenir eventos cardiovasculares, como infartos e AVC.

Então, quer dizer que esse tipo de remédio para colesterol emagrece? Os sequestradores de ácidos biliares, como a colestiramina e o colesevelam, podem, sim, favorecer o emagrecimento. Mas a perda de peso não deve ser atribuída apenas a esses medicamentos, mas também às mudanças na alimentação e no estilo de vida.

A sinvastatina pode ser tomada com ou sem alimentos. Este medicamento não pode ser partido ou mastigado. A dose inicial de sinvastatina geralmente é de 20 ou 40 mg por dia. A sinvastatina começa a agir em cerca de 2 semanas.

A sinvastatina ajuda a emagrecer? Apesar de muitos acreditarem que a sinvastatina pode ajudar na perda de peso, a médica endocrinologista esclarece que o remédio não tem esse efeito, ele apenas reduz o colesterol ruim, diminuindo a gordura do sangue e desinflamando o organismo.

Perda de apetite; Dor no abdome superior; Urina escura; Amarelamento da pele ou da parte branca dos olhos.

Sinvastatina dá sono? Não há informações e dados estatísticos que associem a sonolência ou insônia com uso de Sinvastatina, não havendo relação entre o remédio e essas condições.

A dose inicial de sinvastatina geralmente é de 20 ou 40 mg por dia. A sinvastatina começa a agir em cerca de 2 semanas. O médico também poderá prescrever doses mais baixas, principalmente se você estiver tomando certos medicamentos acima listados ou tiver certos tipos de doença renal.

As estatinas são muito eficazes na redução do colesterol, mas sua ação pode afetar a de outras substâncias importantes. Um dos efeitos colaterais é a perda de massa muscular, efeito que, além de indesejável, pode gerar também dores musculares e fraqueza.

Perda de peso no geral não é uma causa de aumento do colesterol ruim (LDL). No geral, perder peso causa um aumento do colesterol bom, o HDL, que pode acarretar em um aumento do colesterol total. Entretanto, o aumento do colesterol bom melhora a vida em longo prazo e diminui riscos cardíacos.

Pessoas com colesterol bom em níveis baixos, por exemplo, precisam fazer exercícios para subir esses níveis. Mas isso não acontece com todos os pacientes nessa situação. “Também há casos de pessoas que perdem mais peso fazendo exercícios que controlando a alimentação ou vice-versa.

Indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares, a Sinvastatina diminui os níveis do mau colesterol (LDL) e de triglicérides ao mesmo tempo em que aumenta o bom colesterol (HDL) no sangue.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Deve-se considerar temporariamente suspender a sinvastatina em pacientes em uso de daptomicina, a menos que os benefícios da administração concomitante superam o risco.

Como parâmetro, de acordo com a Abeso (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), para quem tem obesidade grau 1 ou mais, a taxa de emagrecimento deve ser de 0,5 kg a 1 kg por semana, não ultrapassando os 2 kg. Portanto, o ideal é perder de 2 kg a 8 kg por mês.

Quanto tempo demora para baixar o colesterol ruim? Em alguns casos, o tempo para o colesterol baixar pode variar de semanas a meses e, por isso, é importante realizar um acompanhamento com um profissional de saúde especializado, como o médico e/ou o nutricionista.

É conhecido como ruim por entrar nas artérias e provocar o entupimento. Se existir excesso de LDL na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso o LDL é chamado de "mau" colesterol.

O desconforto mais comum de quem toma estatina são as câimbras ou as dores musculares (miopatias). Hoje estão disponíveis no mercado 7 tipos de estatinas: Atorvastatina, Fluvastatina, Lovastatina, Pravastatina, Pitavastatina, Rosuvastatina e Sinvastatina.