Pode tomar sinvastatina por muito tempo?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

O uso da sinvastatina na maioria absoluta das vezes não traz nenhum tipo de prejuízo, mesmo se usada por longos períodos. Os efeitos colaterais mais comuns, mas ainda raros, são mialgias (dores musculares), miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa.

O uso da sinvastatina pode ser intermitente ou cdeve ser contínuo? Quando indicado, o uso das estatinas (como a Sinvastatina), deve ser feito de forma contínua. É importante o seguimento clinico para ajuste das doses de acordo com a meta lipídica relacionada à sua classificação de risco cardiovascular!

O tempo não é predefinido, mas, em geral, é m tratamento prolongado. Seu médico deve ter prescrito por 30 dias para reavaliação e ajuste de dose.

A medicação deve ser suspensa em caso de aumento progressivo de CPK ou piora dos sintomas. Todos os pacientes devem ser orientados a procurar atendimento em caso de desconforto muscular ou alteração da cor da urina. Se o paciente se queixar de dor, desconforto ou fraqueza muscular, a CPK deve ser dosada.

Olá, não é necessário desmame da sinvastatina. Mas é raro paciente que iniciado o tratamento com estatina irá ter a medicação suspensa. Isso porque o objetivo desse tipo de tratamento está voltado para a redução do risco cardiovascular, sendo para tal um tratamento contínuo.

O uso da sinvastatina na maioria absoluta das vezes não traz nenhum tipo de prejuízo, mesmo se usada por longos períodos. Os efeitos colaterais mais comuns, mas ainda raros, são mialgias (dores musculares), miosite (inflamação dos músculos) e hepatite medicamentosa.

Este medicamento tem como uma de suas indicações a redução do risco cardiovascular, em outras palavras, diminuir a sua chance de sofrer um infarto ou AVC. Por outro lado pode apresentar efeitos colaterais e não está indicação para todas as pessoas.

Depois de quanto tempo fazendo uso de sinvastatina, o colesterol começa a baixar? Começa a baixar logo, mas geralmente o efeito pleno só é atingido depois de vários dias, por isso geralmente quando iniciamos o uso do medicamento repetimos o exame de sangue depois de 60 dias.

POSOLOGIA: A variação posológica de sinvastatina é de 5-80 mg/dia, administrados em dose única, à noite. Ajustes posológicos, se necessários, devem ser feitos a intervalos não inferiores a 4 semanas, até o máximo de 80 mg/dia. Uma vez estabelecido o tratamento, este deverá ser seguido por tempo indeterminado.

A sinvastatina reduz de forma significativa os níveis do mau colesterol (colesterol LDL) e dos triglicérides e aumenta os níveis do bom colesterol (colesterol HDL). Ao tomar sinvastatina e fazer dieta, você estará controlando a quantidade de colesterol que ingere e a quantidade que seu organismo produz.

Não, a sinvastatina não é contra indicada em pacientes com esteatose hepática. Há inclusive estudos que sugerem ser um medicamento benéfico nessa situação.

A sinvastatina age reduzindo a ação de uma enzima encontrada no fígado, responsável pela produção do colesterol e também age aumentando a remoção do colesterol sanguíneo, consequentemente reduzindo a concentração do colesterol circulante no sangue.

Um dos fatores que mais influenciam no aparecimento de lesão muscular pelas estatinas é a associação com outras drogas. A sinvastatina e a lovastatina são as estatinas que mais sofrem interação medicamentosa capaz de provocar miopatia.

Indicada para reduzir os riscos à saúde decorrentes das doenças cardiovasculares, a Sinvastatina diminui os níveis do mau colesterol (LDL) e de triglicérides ao mesmo tempo em que aumenta o bom colesterol (HDL) no sangue.

Sinvastatina dá sono? Pode ser que algumas pessoas tenham sono como um dos efeitos colaterais mais comuns da Sinvastatina, porém, é indicado que converse com seu médico para verificar potenciais causas ou alterações no organismo.

Não emagrece. Seus efeitos colaterais mais comuns são dores musculares, toxicidade muscular e hepática. Ainda assim, se bem indicada, é uma medicação com ótima relação entre benefício e risco, pois é capaz de prevenir eventos cardiovasculares, como infartos e AVC.

Pode sim. A losartana, normalmente é prescrita de 12 em 12 horas e a sinvastatina a noite.

O clofibrato é um remédio utilizado em casos de níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, que deve ser ingerido durante das refeições, para ajudar a regular os níveis de VLDL, LDL e triglicerídeos no sangue.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.