Quantos tipos de malte existe?

Perguntado por: dcaetano . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

8 diferentes tipos de malte

  1. Pilsen. O malte Pilsen é o mais utilizado na produção de cerveja. ...
  2. Pale Ale. Os maltes do tipo Pale Ale possuem menos enzimas que o Pilsen e são torrados em temperaturas mais altas por um tempo maior. ...
  3. Caramelo. ...
  4. Chocolate. ...
  5. Defumados. ...
  6. Escuros. ...
  7. Pretos e torrados. ...
  8. Centeio, trigo e aveia.

O texto define que cerveja puro malte seria aquela em que o malte é 100% de cevada. Ou seja, no seu processo de malteação, não foi adicionado nenhum outro cereal, a não ser a cevada. Algumas cervejas mais populares utilizam ingredientes adjuntos, como milho ou arroz, para compor os açúcares liberados pelo malte.

O malte é a base da cerveja e é dele que se retiram os açúcares que serão transformados em álcool pelas leveduras, e seus tipos definem cor e corpo da bebida. Diversos grãos podem ser maltados, mas o mais comum é a cevada. No entanto, é possível efetuar o processo em trigo, aveia, centeio, entre outros.

De acordo com a legislação brasileira, uma cerveja é considerada puro malte quanto utiliza 100% de cevada malteada na sua composição. O papel do malte é de dar coloração para as cervejas, além de deixar um sabor mais marcante e intenso.

Existem muitos tipos de malte, e alguns deles até recebem nomes dos estilos de cerveja em que são utilizados: Lager – predominante nas cervejas tipo Lager, tem cor clara e aroma de cereal. Pale Ale – predominante nas cervejas tipo Ale, é um pouco mais escuro e lembra biscoito.

Cerveja Heineken Premium Puro Malte Pilsen Lager.

Se a India Pale Ale (IPA) é uma pale ale preparada para ser expedida para o ultramar inglês, a American Pale Ale (APA) é uma adaptação da pale ale inglesa feita por cervejeiros artesanais modernos dos Estados Unidos, refletindo ingredientes indígenas.

As Pale Ale são cervejas com maior concentração de lúpulo de amargor, por isso são mais amargas do que as Lagers, por exemplo. Outra característica desse estilo é sua coloração mais clara.

cerveja belga

Stella Artois é uma cerveja belga com mais de 600 anos de tradição. Feita com apenas 3 ingredientes: água, malte e lúpulo Saaz Europeu. Criada originalmente como presente de Natal para os habitantes de Leuven, na Bélgica, a receita da Stella produz uma cerveja de cor cristalina, aroma suave e notas maltadas.

Heineken

Heineken puro malte.
Essa cerveja é zero carboidratos e foi criada em parceria com um médico. Segundo os fabricantes, a cerveja é totalmente livre de açúcares e de baixo estímulo insulínico, sem interferir no sabor e na qualidade da bebida.

As condições de temperatura, umidade e aeração são controladas e o processo é interrompido tão logo o grão tenha iniciado o processo de criação de uma nova planta. O grão de cereal germinado sob condições de maltagem denomina-se de malte "verde".

Para ser classificada como cerveja puro malte, é preciso que a bebida seja produzida somente com malte de trigo e de cevada, sem adjunto em sua linha de produção. Amstel, Heineken, Devassa, Serra Malte, Proibida, Bohemia, Brahma Extra, Estrella Galícia, Petra, entre outras, entram nessa subcategoria.

O nome Budweiser é uma referência a cidade de Budweis, na República Tcheca, local onde seu fundador adquiriu a fórmula da cerveja tipo Pilsen.

Pilsen é a mais consumida do mundo
A Pilsen foi criada na cidade de Pilsen (na atual República Checa). A bebida era uma cerveja lager mais clara, que passou a ser chamada de Pilsen ou Pilsener. Aos poucos, foram surgindo diversas variações e estilos, como o Bohemian Pilsner, German Pilsner e Classic American Pilsner.

Cervejas Puro Malte costumam ter aroma e sabor mais intenso, quando comparadas a Pilsens mais tradicionais do mercado. As cervejas Puro Malte começaram a ser produzidas por grandes cervejarias industriais, o que pode indicar algum diferencial em relação a outras bebidas da prateleira.

Para a sommelière de cervejas Beatriz Ruiz, a melhor cerveja do mundo é a belga Duchesse de Bourgogne. “É um estilo que eu gosto muito (Flanders Red Ale) e tem poucas ofertas no Brasil. Ela é bem equilibrada e tem todos os aromas e sabores que o estilo propõe”, afirma a sommelière.

Ou seja, pilsen é um estilo de cerveja que faz parte da família Lager – Cervejas produzidas em baixa fermentação, com menor teor alcoólico, mais gasosas e maltadas, menos amargas, mais refrescantes e pouco frutadas. Por isso, toda Pilsen é uma Lager, mas nem toda Lager é uma Pilsen.

O malte também ajuda a manter a saúde dos músculos e prevenir diabetes, devido à presença de magnésio em sua composição. Ele ainda é rico em ácido fólico, o que faz com que previna a anemia. Graças a presença de vitaminas do complexo B, o malte melhora o funcionamento do sistema nervoso.

Cerveja Amstel Puro Malte Pilsen.