Quantos Zé Pilintra existe?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 11 votos

Zé Pelintra se divide em dois malandros, o ritualístico que faz uso de bebidas, brinca com as mulheres, porém, busca trabalhar espiritualmente.

Em muitos casos, Zé Pelintra, por ser da rua, é associado ao Orixá Exu. Exu é o dono da rua, das encruzilhadas.

Há vários nomes conhecidos dos malandros na umbanda, como Zé Malandro, Zé do Coco, Zé da Luz, Zé de Légua, Zé Moreno, Zé Pereira, Zé Pretinho, Malandrinho, Camisa Listrada.

Zé Pelintra ou Zé Pilintra é uma falange de entidades de luz originária da crença sincrética denominada Catimbó, surgida na Região Nordeste do Brasil. O Zé Pelintra também é comumente "incorporado" em terreiros de Umbanda, tendo seu culto difundido em todo o Brasil.

O que mais incomodava era os homens que o rodeavam, Maria sempre alertava José que muitos que sentavam na mesa com ele pra jogar carteado eram lobos em pele de cordeiro. E assim aconteceu, Zé foi enganado por um dos que diziam ser seu parceiro e acabou por falecer.

Encorporou um espírito identificado como Zé Pilintra, José Gomes da Silva foi um homem muito sofrido. A relatos que ele, era da vida errada e quando vivo, se livrou muitas vezes da morte.

Dentro da doutrina umbandista, entendemos como sendo seres de esquerda: Exu, Pombagira e Exu-Mirim, mas o que isso quer dizer?

Acredita-se que Zé Pilintra, antes chamado de José dos Anjos, tenha nascido no sertão pernambucano, em um local conhecido como Bodocó.

O Filho de Pelintra é aquele que, no Balé da Vida, se tivesse que escolher um nome, seria o mais simples mesmo: Zé!

Para a oferenda ao querido Zé Pelintra, vamos precisar de:
1 cigarro de filtro vermelho ou 1 incenso de rosa vermelha.

Para homenageá-lo, a Câmara do Rio aprovou a Lei nº 7.549/2022, que cria o Dia do Zé Pelintra, que deverá ser comemorada na cidade do Rio todo dia 7 de julho. A lei foi promulgada nesta terça-feira (20) pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Carlo Caiado, e é de autoria dos vereadores Átila A.

O escocês Gregor MacGregor, 171 até no nome, inventou e vendeu um país, lucrando com a ganância e a ignorância alheias. Um herói que vira vigarista, promessas de lucros fabulosos e prejuízos bem reais.

O malandro foi assassinado na Rua do Núncio, nas imediações das atuais avenidas Tomé de Souza e Visconde do Rio Branco.

Sinônimo de malandro

  1. Que não trabalha e vive na malandragem: 1 vagabundo, preguiçoso, vadio, ocioso, indolente, molenga, molengão, molengo, parasita, encostado, mandrião, calaceiro, vagaroso, madraço. ...
  2. Que engana com astúcia: ...
  3. Que rouba e não cumpre a lei:

José ou Seu Zé morreu em 1920 e está sepultado na cidade de Alhandra no Estado da Paraíba. As suas façanhas, o gosto pela vida noturna e o costume de estar sempre ao lado dos pobres e desvalidos, fizeram dele também uma entidade venerada em algumas religiões. Portanto meus amigos, o Zé Pelintra, não é um mito.

Ficha Técnica

Código3575416841
Código de barras7893844102176
Cest2805800
FabricanteGuias Luz Divina
CorVermelho

Zé Pilintra

  • Não existe Sorte. O que existe é oportunidade e conhecimento. ...
  • Moça, ter proteção não quer dizer necessariamente que tudo vai dar certo... ter proteção, quer dizer que mesmo quando tudo dá errado, acaba BEM! ...
  • Seja paciente, às vezes você tem que passar pelo pior para alcançar o melhor. Zé Pilintra.

Dona 7 Navalhas ouviu muito os conselhos dos Exus, despachou nas escuras encruzilhadas do porto, fabricou talismãs e usou figas. Ensinou banhos e simpatias para as colegas de trabalho, ouviu problemas dos clientes e enxugou lágrimas de muitas vizinhas. Era uma alma generosa dentro do corpo de uma guerreira.

Maria luziara o verdadeiro e único amor de Zé Pilintra. Conheça essa história, por ela seu Zé Pilintra, arriscou sua vida e foi perseguido pela polícia seu ! Como sabemos foi um homem de muitas mulheres, boêmio e mulherengo mais isso ia mudar.