Que animal assobia igual gente?

Perguntado por: rmachado . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4 / 5 2 votos

Outro nome é bacurau. As duas alcunhas se referem também a seus assobios onomatopaicos. No lusco-fusco da tarde, essa ave se manifesta como bacurau. Quando a noite se adensa, modifica o canto e assovia o som de cu-ri-an-go.

Ave noturna e misteriosa, dona de canto melancólico e fúnebre. Estamos falando do urutau, também conhecido como uruvati, cacuí e mãe-lua. Muitas pessoas acham que ele seja uma espécie de coruja ou até de gavião, devido aos hábitos noturnos e a incrível habilidade de se camuflar em troncos de árvores.

Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.

A presença do curupira poderia ser notada por meio de um assovio constante e contínuo que atormentava aqueles que entravam na floresta. O detalhe é que aqueles que ouviam o assovio não conseguiam identificar de onde o som era emitido e também não conseguiam encontrar quem o emitia.

Se você escuta som de campainha, zumbido, som de assobio em seus ouvidos, os quais não estão relacionados a som externo, você deve estar, pois, com tinnitus. Muitos falam acerca de tinnitus subjetivo, uma vez que tinnitus só é escutado pela pessoa que tem tinnitus. Tinnitus pode ocorrer temporariamente.

Assobiar é provocar Exú, também conhecido como dono do assobio e o diabo cristão. Aquele famoso assobio à noite, em casas abandonadas e pontos de ônibus, um ruído fino que ouvimos e achamos ser o vento, podem ser entidades de todos os tipos a assobiar e a assustar quem passa.

1 – Cachalote. O cachalote (Physeter macrocephalus) não só é o animal que tem o cérebro maior do reino animal, mas também é o mais escandaloso. E, em se tratando de barulho, o seu tamanho também acompanha a intensidade do som que faz.

Insetos. Alguns insetos e artrópodes não dormem – eles caem periodicamente em um estado de dormência. Este é um tipo especial de repouso e imobilidade, durante o qual a temperatura corporal dos insetos diminui. Por exemplo, as borboletas ficam acordadas todas as noites.

cabras

As cabras e os bodes são animais que gritam como as pessoas, normalmente depois que um humano gritou com elas. Não é raro que alguém que ouça uma cabra gritar leve um susto (justificado ou não, depende de onde se está), a cabra repete o grito quase à perfeição. Não se sabe o que causa este comportamento nestes animais.

Cães de certas raças, como o pug, o sharpei e o pequinês, possuem o palato (céu da boca) mole e alongado, pendendo no início da garganta. Durante o sono, esse tecido pode bloquear a traquéia e vibrar com a respiração, produzindo ruído. Alguns bichos selvagens, como ursos e gorilas, também já foram flagrados roncando.

Trata-se da araponga-da-amazônia (Procnias albus), espécie comum em Roraima e no Pará, cujo canto pode atingir 125 decibéis (dB), um pouco menos que uma turbina de avião a jato, que chega a 140 dB, mas mais do que um show de rock (até 120 dB), serra elétrica (110 dB), furadeira (100 dB) e rua com tráfego intenso (85 dB ...

Rasga-Mortalha

A Rasga-Mortalha é uma espécie de coruja da Amazônia, de voo baixo, que passa crocitando pelos ares. O povo do interior tem pavor de seu grito agourento, tido como aviso de que alguém vai morrer.

Do dia se fez noite. Lá longe se escuta apenas o urutau ou também conhecido por mãe-da-lua, algo semelhante a “foi, foi, foi....”, canto do pássaro que anuncia o presságio ou aviso da morte.

"Mau-agouro da rasga-mortalha"
Esse som, segundo o ditado popular, é parecido com o som emitido pela corujaTyto furcata (ouça abaixo). Por esse motivo, explica o especialista, é que surgiu o termo popular "rasga mortalha", que muitos acreditam que quando ela canta, é porque está anunciando a morte de alguém.

O cavalo em disparada fica cada vez mais apavorado. E o Saci assobia e farreia. Quando não mete os dentes no pescoço do cavalo, sugando com prazer o sangue do animal, o Saci abandona a montaria, deixando-a em estado deplorável, completamente extenuada pela correria e pelo sangue perdido. E parte para outras molecagens.

Os índios acreditavam que a Caipora temesse a claridade, por isso protegiam-se dele andando com tições acesos durante a noite. A Caipora é considerado em algumas partes do Brasil como canibal, ou seja, dizem que come quem ela vê caçando, até mesmo um pequenino inseto.

Conta-se que o assobio é um jeito de atrair a Caipora e que a quinta-feira é o melhor dia para oferecer as oferendas que a figura deseja.

Frase irónica com que se increpa a quem deixou perder uma boa ocasião.

O zumbido no ouvido não é uma doença, e sim um sintoma de outro problema de saúde. O zumbido no ouvido, ou tinnitus, é caracterizado por um ruído incômodo sem fonte externa. Algumas pessoas escutam o barulho de assobio, chiado, apito ou outros sons.

Trata-se de um fenômeno chamado Skyquake, que pode ser causado pela entrada de asteroides na atmosfera e também aviões supersônicos, por exemplo.

Não se deve assobiar depois da meia noite, pois é um convite para uma espírito entrar em sua casa.