Que aspectos devem ser considerados como dimensões das habilidades intelectuais?

Perguntado por: agomes4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

(AARM, 2006). A Dimensão I – Habilidades Intelectuais – compreende a inteligência como uma competência geral. Envolve o raciocínio, o planejamento, a resolução de problemas, o pensamento abstrato, a compreensão de ideias complexas, a rapidez no processo de aprendizagem e a aprendizagem pela experiência.

O comportamento adaptativo são habilidades que permite as pessoas a se adaptarem efetivamente, nas atividades diárias, em casa, na escola, no trabalho e na comunidade. Déficits nessas habilidades podem limitar a independência dessas pessoas. O ambiente familiar é a base para o desenvolvimento do ser humano.

Por habilidades adaptativas, entendemos o modo pelo qual o indivíduo enfrenta as exigências comuns da vida e o grau em que satisfaz os critérios de independência pessoal esperados para seu grupo etário (APA, 2002).

Aprendizagem estímulo-resposta (S-R ou E-R) Aprendizagem de discriminações múltiplas Aprendizagem de cadeias motoras Aprendizagem de associações epirituais Aprendizagem de resoluções de problemas.

Despertar; Aquisição; Raciocínio; Autoafirmação; Memorização.

Aqui está um detalhamento de cada categoria com vários exemplos.

  1. 1 . Habilidades de liderança. ...
  2. 2 . Habilidades de planejamento e estratégia. ...
  3. 3 . Habilidades de comunicação. ...
  4. 4 . Habilidades organizacionais.

Ocorre que não existe um único tipo de habilidade. Segundo Katz, podemos dividir as habilidades em três grandes grupos: habilidades técnicas, habilidades humanas e habilidades conceituais.

Deficiência Intelectual – Principais Sintomas
Caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas.

Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.

Um intelectual é a pessoa que produz pensamentos. Este termo também pode assumir a classificação de substantivo e representar a pessoa que vive exclusivamente de seu intelecto, ou seja, de sua inteligência e das coisas que requerem uma aplicação mental, como a cultura, as artes, a música, a literatura e etc.

Primeiramente, a avaliação deve ser baseada no desempenho típico. O funcionamento adaptativo não é uma medida de capacidade ou conhecimento, mas sim daquilo que o indivíduo tipicamente faz e do grau de independência na realização dessas habilidades (Schalock et al., 2021; Tassé, 2009).

A habilidade é adquirida através de um esforço. Isto para realizar atividades ou funções envolvendo ideias (habilidades cognitivas), objetos (habilidades técnicas) ou pessoas (habilidades interpessoais).

Aprendizagem adaptativa é uma metodologia de ensino voltada às necessidades e objetivos de um estudante. Ela foca naquilo que de fato é relevante, levando em consideração estilo de aprendizagem, metas e perfil do aluno. Esse modelo de ensino busca personalizar toda experiência de aprendizagem.

Resumo: Há algumas décadas, o ensino de Línguas tem como principal objetivo desenvolver as quatro habilidades comunicativas nos aprendizes, a saber: Ouvir, Falar, Ler e Escrever.

A partir destas competências, os autores definiram quatro estilos de aprendizagem: ativo, reflexivo, teórico e pragmático.

QUESTÃO 7 Tem como finalidade desenvolver habilidades intelectuais por meio de uma metodologia estruturada na transmissão e reprodução dos conteúdos, para que os alunos alcancem a eficiência e a eficácia no aprendizado. Essa afirmação se refere a qual Teoria do Currículo? a ) Teoria da transmissão.

Formas de aumentar o Desenvolvimento Intelectual

  • Experiência direta e contemplação. Estabelecer relações com eventos passados, com reflexões sobre descobertas diretas, que chegaram ao nosso sistema através de nossas sensações. ...
  • Experiência revelada. ...
  • Estudo de teorias. ...
  • Vontade de crescer.

A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual. A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual).

Desenvolvimento Intelectual são processos que desenvolvem no indivíduo a capacidade para desenvolver. Essa capacidade vai se formando na criança, à medida que ela observa, distingue, generaliza e tira conclusões.

As habilidades podem ser assim classificadas: Cognitivas: relacionadas à capacidade de aprendizagem. Motoras: relacionadas à capacidade de realizar movimentos com precisão. Sociais: relacionadas à capacidade de interagir e se relacionar com outras pessoas.

As habilidades da BNCC são os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento das competências. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.