Que deixa o ambiente mais iluminado?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Cores claras ajudam muito na iluminação de um ambiente, elas refletem a luz e ainda dão uma sensação de que o espaço é muito maior, e a cor do piso é um detalhe que conta muito na iluminação.

Amarelo

Amarelo. O amarelo é a cor mais clara e também é a que mais se aproxima do branco, por isso, é recomendado o uso de tons de amarelo em cômodos pequenos.

lâmpadas LED

Quanto maior a capacidade luminosa, mais forte é a lâmpada
Conforme destacado anteriormente, as lâmpadas LED são muito mais eficientes. A nível de comparação, um modelo desse tipo que possua 10W fornece uma capacidade luminosa semelhante a uma luminária incandescente de 100W.

A fita LED 5050 possui medida de 10 mm de largura e é consideravelmente mais potente em relação ao modelo anterior, pois além de ter LEDs triplos, seus LEDs são maiores, medindo 5 mm por 5 mm.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

Para ficar mais claro, a luz fria é aquela mais branca ou azulada – possui cor com maior temperatura – , a quente é mais amarelada – possui cor com menor temperatura – e a neutra é a que mais se aproxima da luz natural.

As lâmpadas ao redor de 10 Watts de potência, que hoje em dia rendem cerca de 1.000 lúmens, são os modelos mais vendidos, pois apresentam excelente luminosidade. Quanto mais lúmens e menos Watts tiver uma lâmpada, menos energia ela consumirá.

1- Cheque a qualidade das lâmpadas
É possível mudar completamente a cara de um cômodo utilizando luzes mais fortes. O LED, por exemplo, é o melhor tipo de lâmpada para clarear ambientes escuros.

Roxo

Roxo: elegância e nobreza. O roxo é pouco explorado na pintura das paredes, por ser naturalmente intenso, mas fato é que se trata de uma cor que remete à nobreza e elegância — o que pode te ajudar na hora de construir um ambiente pautado em finesse.

Azul

Azul. É uma cor que dá a sensação de relaxamento, tranquilidade e calma. É a cor ideal para tratar insônia. Assim, ela pode ser utilizada nas paredes ou predominar na decoração do quarto: roupas de cama, cortinas, objetos decorativos, ou até mesmo na iluminação do abajur.

A cor azul compõe o tripé básico das cores frias, junto com o violeta e o verde. Esse conjunto de cores tem por característica passar a sensação de frio e calmaria. Somado a isso, essa coloração possui uma ótima capacidade de reflexão, o que significa um ambiente mais fresco.

Logo, em dormitórios, a recomendação é que você invista em lâmpadas com cores quentes, ou seja, amareladas. Você estará pronto para relaxar assim que adentrar ao cômodo e, caso tenha um cantinho separado para estudo, adquira uma luminária separada com luz branca, a qual será acesa só quando necessário.

É recomendável que a luz amarela seja reservada a espaços como quartos, salas de estar, bem como outros ambientes mais intimistas, que pedem mais conforto. - Já as lâmpadas de luz branca estimulam a atenção e o cuidado – acima de 4.000K, elas já têm esse efeito.

É recomendado utilizar lâmpadas com cores amareladas ou mais quentes, pois tornam os ambientes mais confortáveis, estimulando a pessoa a relaxar. A sala é um dos ambientes mais diversificados para a gente iluminar. Normalmente as lâmpadas utilizadas têm temperatura de cor entre de 2700 K e 3100 K.

Outro ponto muito positivo da fita é o seu baixo consumo de energia e a sua durabilidade alta que proporciona uma vida útil de até 35 mil horas, aproximadamente.

A primeira diferença é o formato, as fitas são estreitas, com o mínimo de espessura. Já a mangueira, é cilíndrica. Além disso, a fita é bem mais econômica que a mangueira, consumindo bem menos. Outra diferença é que a mangueira de LED resseca mais rápido, ficando com uma cor diferente da original.

Elas funcionam como uma fita dupla-face, onde você só precisa remover o protetor da parte adesiva e colar onde desejar; depois, é necessário ligar na tomada para que elas tenham uma fonte de energia e pronto.

Aprenda a como clarear ambientes escuros sem erro

  1. Paredes e revestimentos claros. ...
  2. Abuse de espelhos. ...
  3. Utilize móveis transparentes. ...
  4. Incremente a luz primária com luz secundária. ...
  5. Opte por persianas. ...
  6. Não se esqueça da luz natural.

Existem três tipos de iluminação básicos que podem compor na iluminação da casa, além da luz natural. Eles são divididos em: iluminação direta, indireta e linear.