Que parte da planta e o Couve-flor?

Perguntado por: nleiria . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

A parte mais comumente consumida são os floretes da couve-flor. No entanto, o caule e as folhas também são comestíveis e são geralmente adicionados em caldos e sopas.

As inflorescências e hastes grossas constituem a parte comestível da planta. Apesar de as folhas também poderem ser ingeridas, não é comum o consumo dessa parte da planta.

AS PARTES DA PLANTA SÃO: RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR, FRUTO E SEMENTE.

ovário

Frutos. Uma das partes da árvore são os frutos. Os frutos são o resultado da fecundação entre as partes feminina e masculina das plantas. Nesse processo, o óvulo da planta dá origem à semente e o ovário origina o fruto.

Os brócolis ou brócolos (do italiano broccolo, no plural broccoli) são vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolho, couve-de-bruxelas, couve-nabo entre outras. As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis.

A couve-flor é uma hortaliça com floretes brancos, sendo essa a parte mais consumida pelos tutores. No entanto, o caule e as folhas da couve-flor também são alimentos nutritivos e ricos em fibras.

As partes tradicionalmente consumidas dos brócolis e da couve-flor são os floretes, mas o caule e as folhas desses vegetais também são comestíveis e podem ser usadas em diversas receitas com brócolis e couve-flor.

Folhas

Folhas. A folha é a parte da planta responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento. Nas células das folhas há muitas estruturas chamadas cloroplastos que contém a clorofila, o pigmento que dá a cor verde à planta.

A cenoura, conhecida cientificamente como Daucus carota L, é uma hortaliça que tem a raiz como sua principal parte comestível. Apreciada para o consumo in natura, crua ou cozida, é um alimento utilizado também no preparo de saladas, sopas, sucos, aperitivos, conservas, bolos e massas, entre outros.

Quanto à cebola ela é um bolbo. Trata-se também de um caule especializado. Ela é composta por uma espécie de caule subterrâneo situado na base da cebola, rodeado por folhas modificadas dispostas em camadas. A cenoura e, já agora, o nabo e a beterraba, são raízes.

Qual a diferença do brócolis para o Couve-flor? Embora existam muitas semelhanças nutricionais entre os dois vegetais, também existem algumas diferenças. Por exemplo, o brócolis contém uma quantidade maior de vitaminas C e K, enquanto a couve-flor fornece um pouco mais de ácido pantotênico e vitamina B-6.

O caule é o órgão da planta responsável pela sustentação das folhas e as estruturas de reprodução, além da condução de nutrientes, estabelecendo um contato entre as folhas e as raízes. Os caules podem ser aéreos, subterrâneos e aquáticos.

O caule possui duas funções principais: suporte e condução de substâncias, mas também pode servir como reserva nutritiva. Condução: as substâncias produzidas nas folhas (seiva elaborada) são transportadas pelo caule, através do floema. Esses compostos são levados para todas as partes da planta, onde serão consumidos.

As folhas são responsáveis pela alimentação, respiração e transpiração das plantas, elas realizam a fotossíntese. A flor deixa as plantinhas mais bonitas e cheirosas! Mas o seu trabalho não é só enfeitar as plantas, não. A principal tarefa da flor é formar os frutos e as sementes.

Para ter frutos é preciso antes que haja flores, e flores são exclusivas das Angiospermas, como a mangueira, a laranjeira e jabuticabeira. Os frutos nada mais são do que o ovário das flores desenvolvidos após a fecundação.

Epicarpo: Parte mais externa do fruto chamada popularmente de casca e que possui função de revestimento do fruto.

São aqueles que se desenvolvem dentro da água, como a vitória-régia e o aguapé. Assim, os caules comestíveis mais famosos são os subterrâneos. Nessa categoria temos a cebola (bulbo), a batata-inglesa (tubérculo) e o gengibre (rizoma). Entretanto, não é só nessa categoria que podemos encontrar opções comestíveis.

Os talos. Pôr na sopa e passar tudo é sempre a solução mais simples. Experimente este Aveludado de couve flor com cogumelos, onde coloca os floretes e os talos.

A couve-flor desenvolve uma cabeça-flor principal (floretes). A cabeça da couve-flor pode ser levemente convexa ou em forma de pirâmide, dependendo da variedade. A couve-flor é similar ao brócolis; entretanto, elas se diferem em vários importantes detalhes.

"A couve flor pode ser consumida cozida, por exemplo, em saladas, tortas, sopas e molhos, além de pratos fritos, assados ou, até mesmo, pizzas.