Que que significa bajulador?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O bajulador – indivíduo que bajula – é tido como um aproveitador e oportunista, pois utiliza de falsos sentimentos para conquistar os seus objetivos.

1. Acto de bajular. 2. Adulação em que predomina o servilismo.

1 lisonjeador, servil, puxa-saco. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 adulador, chaleira, subserviente.

É o ato de bajular, palavra que vem do latin bajulare, que significa adular servilmente. Não é difícil encontrar quem é, foi ou conhece alguém que pratica a bajulação, essas pessoas são denominadas de puxa-sacos.

Um “bajulador psíquico” é alguém que faz uso de certos comportamentos para agradar/bajular o outro. São exemplos de comportamentos desse tipo dizer sempre 'sim', fazer favores e elogios, concordar com tudo etc. Mas, diferentemente do que pode parecer, o objetivo não é nada altruísta.

Bajulador/sabotador
Segundo West, eles têm o objetivo de “subir ao topo por qualquer meio necessário”. A psicóloga explica que eles operam estrategicamente, maltratando ou sabotando os colegas que estão no mesmo nível ou abaixo deles, ao mesmo tempo em que se aproximam dos superiores.

O bajulador está presente somente nos momentos de prosperidade e de alegria e é incapaz de ajudar sem cobrar um alto preço, pois se aproxima para usufruir da riqueza do seu alvo, diferentemente do amigo, que está presente em todas as ocasiões.

A honra é motivada pelo amor, já a bajulação é pelo interesse pessoal. A bajulação pode até ter a aparência de honra, mas visando promoção e beneficio próprio. Visa “ganhar pontinhos”, ou seja, é egoísta. A bajulação, além de enojar outros, serve-se da ocasião para mostrar aos outros como se é uma pessoa “influente”.

O transtorno de personalidade narcisista é bastante conhecido por um ego inflado, vaidade e necessidade de ser bajulado. Mas o que é transtorno de personalidade narcisista vai muito além dessas definições populares. Estamos falando de uma condição mental que apresenta muita vulnerabilidade e sofrimento.

4 sinônimos de bajular para 1 sentido da palavra bajular: 1 adular, bajoujar, embandeirar, lisonjear.

Não aceitar bajuladores
Não basta ser inteligente para evitar as armadilhas, pois há sempre alguém mais hábil e perigoso. Assim, devemos ter cuidado com toda bajulação, com todas aquelas promessas lisonjeiras e mentirosas que nos fazem baixar a guarda e deixar o mal entrar.

Pessoa que bajula: 1 bajulador, adulador, lisonjeador, chaleira, engraxador, lambe-botas, manteigueiro.

substantivo masculino Indivíduo que elogia muito outra pessoa, geralmente esperando algo em troca ou por interesses pessoais; bajulador, adulador. Quem bajula, adula, enaltece exageradamente alguém; puxa-saco. Etimologia (origem da palavra baba-ovo). Forma derivada de babar baba + ovo.

O contrário de bajulador é: 1 crítico, reprovador, censurador, depreciador.

Um puxa saco é conhecido por rasgar seda, ou seja, elogiar alguém excessivamente com o objetivo de conseguir alguma coisa para o seu próprio benefício. Normalmente os puxa-sacos mostram uma profunda admiração perante alguém que é superior em alguma hierarquia, como por exemplo, um patrão ou professor.

Faz de tudo para chamar a atenção do chefe e agradar, mesmo que para isso tenha que ser desleal com seus colegas. Chega a apontar e criticar outros colegas sobre possíveis falhas, especialmente na frente do gestor, com o objetivo de demonstrar responsabilidade e senso de liderança.

Diz o ditado que quem não puxa o saco, puxa carroça. É preferível puxar carroça do que carregar o ego dos outros nas costas.

Dicas para lidar com puxa-saco no trabalho

  1. Converse sobre o comportamento dessa pessoa. ...
  2. Evite conflitos com o bajulador. ...
  3. Fique longe das fofocas. ...
  4. Fique atento ao comportamento do bajulador. ...
  5. Fale com o gestor sobre o puxa-saco. ...
  6. Fique longe do puxa-saco. ...
  7. 1 Response.

Os sinais

  1. Ele tenta puxar conversa com o chefe com frequência;
  2. É prestativo. Mas não com todos. Muitas vezes, só com o chefe. “ ...
  3. Ele agrada em excesso, por meio de elogios, presentes ou favores;
  4. Ele aceita tudo que o chefe pede e faz parecer que este está sempre certo.

Uma das formas mais simples de compreender seu perfil é fazer uma análise pessoal. Comece, por exemplo, perguntando-se o porquê de ter escolhido seguir a sua profissão. Identifique suas motivações, as atividades que mais lhe dão prazer e de que maneira você pode aprimorar suas habilidades e competências.