Que relação podemos estabelecer entre cultura e conhecimento?

Perguntado por: tdantas . Última atualização: 30 de abril de 2023
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O conhecimento, em sí consinte no ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou experiência. E a cultura, é o conjunto de padrões de comportamento, crenças, conhecimentos, costumes... Sem conhecimento, como saberíamos oque é cultura?

Em uma economia global há estreita relação entre conhecimento e desenvolvimento, sendo fundamental para geração de soluções, produtos e serviços à sociedade. Cada vez mais tem sido exigido das pessoas e empresas ampliarem o conjunto de informações e conhecimentos para fazerem a diferença e responderem às demandas.

A Filosofia é um campo do conhecimento humano preliminar para outros tipos de conhecimentos. A cultura é um aglomerado de sentidos, símbolos e práticas que se evidenciam nas pessoas e nos povos, nas individualidades e nas coletividades. A cultura e a filosofia são imprescindíveis ao próprio existir humano.

Conforme exposto podemos considerar que a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois ela permite não só a socialização, mas discussão de diferentes saberes no ambiente escolar, através do conteúdo cultural podemos exemplificar vários temas,nas diferentes disciplinas do currículo escolar.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

A Educação é transmissora da cultura. A escola é um espaço de trocas culturais, é um lugar de propagação e interação da cultura e do conhecimento. A educação não é apenas transmissão de informações, mas ampliação da capacidade de relacionar os conteúdos e construção de interpretações pessoais.

A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.

Cultura é um termo com sentido amplo que pode indicar tanto a produção artística quanto o modo de vida, o conjunto de saberes, a religião e outras expressões de um povo.

A relação com o conhecimento se dá a partir de verdades inquestionáveis (dogmas) orientadas pela razão. Tudo pode ser conhecido. Compreende que o sujeito não dá conta de apreender o objeto. Há limites para o conhecimento e para a razão humana.

Teoria do conhecimento é uma área de estudo da filosofia (e também psicologia) que discute como é possível ao ser humano chegar ao conhecimento. A capacidade de conhecer o mundo racionalmente é objeto de estudo da teoria do conhecimento.

Ao longo da história da humanidade, iremos distinguir quatro tipos de conhecimento: o conhecimento popular ou senso comum, o conhecimento religioso, o conhecimento filosófico e o conhecimento científico.

A linguagem não é só sócio-histórica e ideológica, é também cultural, pois recebe a influência do contexto cultural. Por isso, a “linguagem é, ao mesmo tempo, o principal produto da cultura, e é o principal instrumento para sua transmissão” (SOARES, 2002, p. 16).

A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

Enquanto cultura é um conjunto complexo de conhecimento, crenças, costumes e hábitos, ideologia pode envolver ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo. Como se pode ver, os conceitos estão bastante próximos, inclusive, podemos dizer que a cultura de um povo pode ser um reflexo de suas ideologias e vice-versa.

O currículo representa, assim, um conjunto de práticas que propiciam a produção, a circulação e o consumo de significados no espaço social e que contribuem, intensamente, para a construção de identidades sociais e culturais.