Qual é o objetivo de se estabelecer uma estrutura organizacional?

Perguntado por: rquarteira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

A estrutura organizacional é essencial para que a empresa organize seus profissionais, processos e atividades, de forma que todos entendam suas responsabilidades e seus papéis. Com isso claro, é mais fácil para que seus funcionários desempenhem de forma a atingir os objetivos estratégicos da empresa.

A Estrutura Organizacional Funcional minimiza os conflitos sobre quem deveria fazer o que, pois cada atividade é pensada e distribuída inicialmente. Dessa forma, ela permite que a empresa funcione como uma máquina, com cada peça cumprindo a sua função, aumentando a produtividade e eficiência das equipes.

Estrutura organizacional é um conceito da área de administração e gestão de empresas. Trata da forma como a empresa é organizada em torno da divisão de atividades e recursos com fins de cumprir os objetivos da companhia.

As estruturas organizacionais agem de forma facilitadora nos processos de gestão das empresas e podemos exemplificá-la em alguns cargos que já conhecemos, como: recursos humanos, gerente, produtor, desenvolvedor, etc. Todos esses, juntos, fazem parte de uma estrutura organizacional dentro de um negócio.

Estrutura organizacional é a forma pela qual as atividades desenvolvidas por uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. Num enfoque amplo inclui a descrição dos aspectos físicos (ex.: instalações), humanos, financeiros, jurídicos, administrativos e econômicos.

Na realidade, não existe um modelo de estrutura organizacional ideal. O motivo é muito simples: a decisão vai depender do porte do negócio e do segmento de atuação. Nesse contexto, não há uma fórmula mágica, e o que funciona para o seu concorrente pode não ser o ideal para você.

Ele permite que os colaboradores visualizem o panorama geral da corporação e suas estruturações, de forma que saibam com quem devem entrar em contato quando há um problema muito complexo ou que ainda não foi solucionado, por exemplo.

Uma estrutura organizacional de gerenciamento de projetos é usada para determinar a hierarquia e a autoridade das pessoas envolvidas em um projeto específico. A estrutura define a função de cada membro da equipe e as linhas de relatórios em um gráfico para os membros da equipe referenciarem durante um projeto.

A estrutura organizacional de uma empresa inclui os seus departamentos, ou a divisão por setores, mas também as relações hierárquicas entre eles. O conceito de estrutura organizacional não é, portanto, sinônimo nem de departamentalização, nem de hierarquia isoladamente, mas sim uma combinação entre elas.

Estrutura organizacional funcional
Esse é o tipo de estrutura mais comum nas empresas. Nele, os recursos ficam divididos em departamentos, ou seja, os colaboradores são distribuídos conforme sua área de atuação e respondem a um gestor do mesmo setor.

A estrutura simples é caracterizada pelo baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada e pouca formalização. A estrutura simples corresponde a uma organização bastante horizontal, com funções bastante flexíveis e um líder principal.

Os elementos principais da estrutura organizacional incluem o grau de especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, o grau de centralização e descentralização e a formalização.

Existem diversos tipos de estruturas organizacionais e é importante escolher aquele que melhor atenda às necessidades da empresa. Os principais tipos são: funcional, divisional e matricial.

Vantagens: Estrutura simples, comumente aceita na maioria das organizações, gera clareza para todos os níveis hierárquicos. Desvantagens: Estrutura engessada, tomada de decisão centralizada e lenta, pouquíssima independência nos diferentes níveis.

Os quatro componentes são: sistema de responsabilidade, sistema de autoridade, sistema de comunicação e sistema de decisão.

É correto afirmar que a estrutura organizacional: costuma apresentar uma natureza predominantemente dinâmica. utiliza retângulos para indicar as relações de autoridade e de responsabilidade. é abordada por duas formas: especialização vertical e especialização integrada.

São quatro os fatores que condicionam a estrutura organizacional:

  • Fator estratégias, políticas e objetivos estabelecidos pela empresa.
  • Fator ambiente externo da empresa.
  • Fator tecnologia.
  • Fator humano.

A Estrutura organizacional é o elemento fundamental para que uma empresa mantenha o foco nos seus objetivos, depois de definidos a missão, a visão, os valores que servem de bases para definição de como a empresa vai dirigir suas atividades no mercado, isto é quais são as suas estratégias de mercado.

Capital humano: saiba porquê o bem mais valioso de uma empresa são seus colaboradores. O capital humano é conhecido como um dos atributos adquiridos por um colaborador por meio de sua experiência na própria empresa, por pesquisas e por cursos feitos ao longo de sua jornada profissional.