Qual a relação entre cultura e literatura?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

A literatura como arte reflete as representações da cultura de um povo e a língua, obviamente, é uma das formas de manifestar a cultura. A dissociação entre língua e cultura é uma das problemáticas que precisa ser desmistificada.

ela também exerce grande influência na história cultural, social, política e econômica de todos, pois é de forte contribuição ao desenvolvimento da sociedade, refletindo sobre os valores vigentes, indagando a respeito de questões sociais, de relações humanas e de conflitos oriundos desta.

Literatura é a arte feita a partir das palavras. Estudos literários são aqueles que se voltam para pensar esse objeto estético. Para pensar essa forma de arte os pesquisadores utilizam ferramentas variadas, como a teoria da narrativa, que se vale de conceitos como narrador, foco, personagem, espaço e tempo.

Com base na pesquisa desenvolvida, ficou evidente que a Literatura representa uma identidade social de uma comunidade, de um povo e que a sua expressão consiste na atitude crítica dos contextos por parte do escritor e dela promove a diversidade cultural.

19Uma cultura de leitura define-se ainda pela valorização social e pela diversidade dos suportes de leitura disponíveis (livros, jornais, revistas, outros), pela relação direta entre o prestígio de um emprego e a quantidade de leitura que ele requer.

De acordo com Antonio Candido (1972), a literatura possui uma função humanizadora, pois atua na formação do próprio homem, isto é, a literatura supre a necessidade universal que o homem tem de ficção e poesia, contribuindo para a formação da personalidade humana e propiciando o conhecimento do mundo e do ser que dela ...

A função social da literatura é facilitar ao homem compreender – e, assim, emancipar-se - dos dogmas que a sociedade lhe impõe. Isso é possível pela reflexão crítica e pelo questionamento proporcionados pela leitura.

A Literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de favorecer o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do ...

Como as outras artes, a literatura também pode ter a função de simplesmente entreter o leitor, ou seja, divertir e proporcionar algum tipo de prazer, como relaxamento e diversão. Essa é a função mais básica da literatura, pois, na realidade, o leitor sempre está em busca de textos literários que possam envolvê-lo.

A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.

A literatura apresenta profunda relevância para a formação integral do sujeito. Repensar e modificar a maneira de ler o texto literário contribui para a vida social e cognitiva do indivíduo, levando-o a desenvolver sua capacidade crítica e argumentativa e compreender o mundo em que vive.

O resultado foi descobrir que a literatura é acompanhada de quatro funções essenciais, a saber: a catártica, a estética, a cognitiva e a político-social.

Influências da Literatura e das Artes Plásticas
Em diversos casos, as obras literárias inspiram artistas visuais e, por sua vez, as artes plásticas inspiram escritores a criar obras literárias. Essa interação é fundamental para o desenvolvimento das duas formas de arte e a apreciação resultante.

Tanto a história quanto a literatura tem como objeto final, como seu “produto” final uma narrativa. As duas (re)contam, narram. Falam sobre fatos, acontecimentos, sobre a realidade. Ambas têm personagens, tramas e enredo na urdidura de sua construção.

A literatura proporciona um aprendizado diferenciado através do uso de tramas que ajudam os estudantes a compreender contextos históricos e sociais, momentos políticos, expressões artísticas e questões que afetam e caracterizam um povo, uma cultura.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.