Que significa fostes?

Perguntado por: nporto . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Fostes vem do verbo ser. O mesmo que: exististes, acontecestes, vivestes, fizestes, relacionastes, significastes, estivestes, consististes, pertencestes.

Forma verbalEditar
segunda pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo do verbo essere: fostes.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

A forma [fizestes]é [segunda pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de fazer] .

Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.

A forma [foi-nos]pode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

1 existisse, estivesse, vivesse, se achasse, se encontrasse, se tornasse, ficasse, virasse, se fizesse.

"Fosse" é uma forma do verbo ir no pretérito imperfeito do conjuntivo.

Fosse é a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir. Sua flexão aparece no pretérito imperfeito do subjuntivo, na primeira e terceira pessoa do singular.

Resposta. Verbo ser. Tu és - segunda pessoa do singular no presente do indicativo.

Esse é o mesmo tempo verbal do verbo "conhecer", que também está conjugado na segunda pessoa do plural.

“No qual” deve ser usado com verbo transitivo indireto e “o qual” deve ser usada com verbo transitivo direto.

A forma correta é meio-dia e meia. Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].

Resposta verificada por especialistas
"Por mim, tudo bem" é uma frase, uma vez que não conta com a presença de verbo.

Usamos o pronome do caso reto (eu, tu, ele (a), nós, vós, eles (as)) quando nos referimos ao sujeito da oração. Já os pronomes oblíquos tônicos (mim, ti, ele (a), nós, vós, eles (as)) fazem papel de objeto e surgem após uma preposição: para mim, de mim, por mim, e assim por diante.

O mesmo que: realizaste, construíste, elaboraste, criaste, equivaleste, percorreste, constituíste, preparaste, geraste.

1 realizasse, efetuasse, executasse, efetivasse, empreendesse, exercesse, cometesse, consumasse, perpetrasse, implementasse, cumprisse, operasse, trabalhasse.

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo.

Logo, a concordância “eu fizestá correta, bem como a oração “Fui eu que fiz.”. O verbo “fiz” concorda com “eu”, antecedente do pronome “que”.