Que tanto de açúcar na Coca?

Perguntado por: vpereira7 . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Uma lata de 350ml tem 37 gramas de açúcar, que dá 149 calorias. Se você preferir uma opção sem calorias, pode curtir uma de nossas bebidas com teor reduzido, baixo ou zero caloria, como a Coca-Cola Zero.

O brasileiro Guaraná Antarctica apresenta a menor quantidade dentre os produtos analisados, 36g de açúcares, mas também ultrapassa bastante os 25g, o que equivale a 144% dos valores indicados pela OMS.

Olhando para os dados nutricionais, como reporta o Independent, a Pepsi contém ligeiramente mais açúcar, calorias e cafeína do que a Coca-Cola, enquanto a segunda contém mais sódio.

Ainda, o refrigerante orgânico tende a ser mais saudável por não conter nem açúcar refinado, nem sódio em sua composição. Esses componentes, quando consumidos em excesso, podem trazer graves problemas de saúde, como obesidade, diabetes, pressão alta e doenças do coração.

Refrigerantes Zero ou Diet: Nenhuma ou Pouca Adição de Açúcar. O refrigerante zero ou diet leva esse nome porque promete ter zero adição de açúcar. Para os diabéticos, essa pode ser uma escolha interessante, já que o açúcar influencia na glicemia.

Mas se a vontade de beber uma Coca-Cola for incontrolável, a Coca Zero é a melhor opção, porque é um pouco menos prejudicial. E isso comparando-a com a Coca normal e a Coca Light. Contudo, os nutricionistas afirmam que a bebida tem seu lado negativo.

Ajuda no controle da glicemia
Para evitar possíveis doenças relacionadas ao sistema circulatório, a nutricionista destaca a importância de reduzir o consumo do açúcar. "Outro benefício é o controle dos níveis de glicose no sangue e um controle melhor da liberação da insulina.

O que acontece com o corpo após deixar de comer açúcar? De acordo com especialistas, após uma semana sem consumir várias “colheradas” de açúcar refinado, o corpo começa a melhorar os níveis de insulina na corrente sanguínea, melhora os processos de cicatrização de feridas e reduz a sensação de inchaço na barriga.

No entanto, os maiores causadores das diabetes são os maus hábitos e nenhuma prática de exercício físico. Principalmente quando a dieta é desregrada, com acúmulo de gordura, sódio e carboidratos simples.

Uma lata de 350 ml de Coca-Cola tem 37 gramas de açúcar, o que equivale a 7 colheres e meia de chá (5 gramas cada). Disponibilizamos o valor calórico e a quantidade de açúcar das bebidas em todas as nossas embalagens, assim você pode escolher qual delas faz mais sentido para você.

Apesar de essas duas bebidas apresentarem valores calóricos semelhantes, o refrigerante apresenta teor de açúcar muito maior do que a cerveja. Isso favorece o ganho de peso já que o açúcar, quando consumido em excesso, parte dele é transformada em gordura e depositada no corpo.

Paula Crook, nutricionista da Patrícia Bertolucci Consultoria, explica que os refrigerantes convencionais apresentam uma média de 150 calorias e muito açúcar. “Já o refrigerante zero não contém açúcar e nem calorias, mas apresenta adoçantes artificiais que não fazem bem à saúde e podem aumentar o risco de câncer.

Em comparação com os refrigerantes comuns, os light e diet chegam a ter o dobro ou o triplo da quantidade de sódio. O consumo de refrigerante no plano de emagrecimento só é permitido em doses bem pequenas.

Além disso, ele é menos calórico: um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75. Ovos mexidos >É uma das formas mais fáceis e deliciosas de preparar esse alimento.

“O diet e o zero são praticamente iguais, o que muda nessas bebidas é o tipo de adoçante. O light também contém adoçante, contudo esse termo é empregado para designar redução de um nutriente (no caso, açúcar). Então esse refrigerante poderia até conter um pouco de açúcar” – complementa Letízia Nuzzo.

Coca-Cola

A Coca-Cola ainda é a bebida mais vendida no país, com uma participação de mercado de 17,6%. Hoje, a Coca Diet corresponde a 8,5% do total, depois que as vendas caíram 6,6% em 2014. Já a Pepsi tem uma fatia de 8,8%.

Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.

O consumo excessivo de refrigerantes aumenta risco de desenvolvimento de fígado gordo, já que são ricos em xarope de milho com alto teor de frutose, o que promove aumento dos triglicerídeos e da glicose no sangue, aumentando o risco de alterações hepáticas.

A Coca-Cola zero chegou ao mercado com uma proposta de conter menos calorias e não possuir adição de açúcar, sendo, portanto uma opção de bebida mais saudável e também uma aliada para quem deseja perder peso.

Porção de 85g, 80g de macarrão e 5g de tempero, (1 pacote) = 375 kcal.