Quem come a cobra na cadeia alimentar?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Aves de rapina como águias, falcões, corujas e aves secretário se alimentam de serpentes, assim como seriemas e emas. Embora muitas aves ocasionalmente se alimentem de serpentes, as espécies verdadeiramente especializadas são raras: todas pertencem ao grupo das aves de rapina.

Na natureza, a cobra costuma estar no topo da cadeia alimentar, mesmo por vezes podendo se tornar uma presa. Elas se alimentam de roedores, mas também predam mamíferos, aves, anfíbios, lagartos, peixes, lesmas, minhocas e até mesmo outras serpentes.

Por esse motivo que esse tipo de lagarto tem dentes, para conseguir mastigar e rasgar seus alimentos com a boca. Na natureza, esse lagarto come cobra, aves, insetos e roedores.

Cobras são seres que, se expostos à situações muito estressantes, podem ficar desorientadas e começarem a se auto-devorar.

Matar cobras é crime ambiental.
Caso ocorra um acidente com serpentes é importante: Saber identificar a serpente, pois em alguns casos somente o soro antiofídico pode neutralizar o veneno; Se possível, levar o animal para identificação, ou tirar fotos (mesmo se estiver morto);

Mas então, o que cobra filhote come? Elas se alimentam também de pequenos roedores, como ratinhos e camundongos. A principal diferença com relação às adultas é a frequência com que precisam comer.

Aves de rapina como águias, falcões, corujas e aves secretário se alimentam de serpentes, assim como seriemas e emas. Embora muitas aves ocasionalmente se alimentem de serpentes, as espécies verdadeiramente especializadas são raras: todas pertencem ao grupo das aves de rapina.

Com relação à alimentação, as serpentes são carnívoras, alimentando-se de invertebrados como as minhocas ou artrópodes, mas na maioria dos casos elas ingerem vertebrados, tais como peixes, anfíbios (sapos, rãs, pererecas), outros répteis (pequenos lagartos e outras serpentes), aves, mamíferos e roedores, principalmente ...

Quais animais comem leões? Hienas, abutres e outros necrófagos.

Bachia scaea é um lagarto de corpo alongado que se assemelha a uma cobra; espécie foi descoberta em 2013 em Rondônia.

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

Fazem parte de seu cardápio as lulas, peixes teleósteos (ósseos) e eventualmente tubarões menores.

30 anos

“Depende muito da espécie”, afirma. Entretanto, de maneira geral, é possível dizer que o tempo de vida da cobra é de 15 a 30 anos.

Depois de engolir, a presa vai parar no estômago, onde começa o processo digestivo. Sucos gástricos potentes começam a fazer a digestão e ela consegue digerir praticamente tudo, incluindo músculo e ossos. “Só não consegue digerir unha, dente, pelos e penas, que saem nas fezes.”

Após abocanhar sua presa deformando temporariamente o próprio crânio, a cobra libera enzimas que digerem a maior parte do alimento. As sobras da generosa refeição, como pêlos, penas, escamas, unhas ou dentes, acabam eliminadas pelas fezes.

Não existem cobras na Irlanda
Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's. No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.