Quem construiu a cidade de Brasília?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

Em 1956, com nova demarcação da futura capital, o então presidente da República, Juscelino Kubitschek, deu início de fato à realização do projeto que durou séculos. Na mesma área das coordenadas que Dom Bosco apontou e às margens do Lago Paranoá, Brasília começou a ser erguida.

Em 1958, durante o governo JK, com o início das obras de construção da nova sede de governo, foi desmembrado do território de Goiás, na divisa com o estado de Minas Gerais, o atual Distrito Federal para nele estabelecer-se a futura Capital Federal.

Atualmente, candango é um dos termos gentílicos alternativos para os moradores de Brasília. Na época da construção da Capital Federal, o termo era utilizado para designar os operários e demais trabalhadores e migrantes que aqui vieram trabalhar.

Ao completar 60 anos (fundada em 21 de abril de 1960), nossa capital Brasília, projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, divide opiniões e provoca paixões.

3 anos

Imagens da construção da capital brasileira. A Construção de Brasília foi feita em apenas 3 anos, entre 1957 e 1960. A cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960. O ponto de partida da Construção de Brasília se deu em um comício de Juscelino Kubitschek.

Os candangos (nome dado aos primeiros habitantes da nova cidade) comemoram ao lado de Oscar Niemeyer, Israel Pinheiro, Lúcio Costa e Juscelino Kubitschek, os principais responsáveis pela construção de Brasília.

O nome Brasília remete a Brasil, em latim, e foi uma sugestão apresentada pelo estadista e diplomata José Bonifácio de Andrade e Silva, em 1823. Ele foi um dos primeiros a destacar a importância de transferir a capital para o interior do País.

Rio de Janeiro

Em 1763 a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro. Em 1960 a capital do Brasil passou a ser Brasília. Antes, foi o Rio de Janeiro. Mas a primeira capital foi Salvador.

Sendo assim, por meio da ação do governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), o projeto tomou forma e saiu do papel, destacando-se a atuação dos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer e do engenheiro Joaquim Cardozo.

Em 5 de junho de 1958, pelo menos 5 mil retirantes da seca nordestina forçaram Juscelino a criar uma cidade-satélite, Taguatinga. Pouco mais de um ano depois, em 30 de novembro de 1959, nasceria a primeira cidade planejada do DF, o Cruzeiro, projeto de Lucio Costa.

Oscar Niemeyer

Projetada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, sua inovação fez com que ela fosse a única cidade do país a ganhar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Como o prazo para inauguração da cidade era 21 de abril de 1960, o trabalho para a sua construção foi frenético. Os trabalhadores que se mudaram para construí-la eram, em geral, nordestinos e ficaram conhecidos como candangos.

Das toneladas de arroz, feijão, carne e farofa que abasteciam os refeitórios dos operários, a cidade viu surgir seus primeiros chefes de cozinha. Uma nova gastronomia era criada da mistura de tantas outras.

Na futura capital, 60 mil operários eram comandados com mão-de-ferro por Israel Pinheiro, político mineiro que tinha largado um mandato de deputado federal para construir Brasília.

Convite – Aniversário de Brasília 63 anos – 21 a 23 de abril de 2023.

VOCÊ SABIA? Para incentivar a vinda de comerciantes para o Planalto Central, o Núcleo Bandeirante era livre do pagamento de impostos. Daí a origem do nome Cidade Livre. Em 1959, no entanto, a Novacap foi transferida para o Plano Piloto e a Candangolândia passou a ser conhecida como Velhacap.

abril de 1960

Ao inaugurar a sonhada nova capital do Brasil, em 21 de abril de 1960, o presidente Juscelino Kubitschek, então com 58 anos incompletos e um infarto registrado no ano anterior, exibia o sorriso que caracterizaria para sempre a sua figura pública: de satisfação pelo cumprimento da "meta-síntese" do plano de governo ...

Apesar da incredulidade de muitos, a transferência era fato consumado e, cada vez mais, tomava contornos irreversíveis – ora pelo rápido andamento das obras, ora pela ação do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), que contornava e negociava com grupos de oposição a aprovação de seu projeto.

Lúcio Costa

Grande expoente da arquitetura modernista, o arquiteto e urbanista Lúcio Costa ficou eternizado pelo Plano Piloto da Cidade de Brasília, considerada um dos patrimônios mundiais. Mas sua história começou muito antes, na cidade francesa de Touln, França, onde nasceu no dia 27 de fevereiro de 1902.

Nos anos 50, ao criar Brasília, JK movimentou a economia nacional, gerando empregos, renda, com impressionantes taxas de crescimento. O PIB cresceu em média 8% ao ano. Criou novos eixos de desenvolvimento a partir de Brasília, abrindo estradas, impulsionando a industrialização, atraindo empresas e negócios.