Quem criou à agenda?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Acredita-se que a agenda seja usada desde a antiguidade, a partir do mesmo momento em que a escrita nasceu e se desenvolveu. Porém, foi a partir da época do Império Romano que a agenda perdeu seu antigo formato de pergaminho para passar a se parecer com um caderno.

A hipótese do agenda setting é um tipo de efeito social da mídia que compreende a seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas que o público falará e discutirá.

A Agenda 21 no Brasil
Dentro deste marco, foi estratégica a criação da Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável (CPDS), em 1997, paritária entre governo e sociedade civil, presidida pelo Ministério do Meio Ambiente e com o objetivo de elaborar a Agenda 21 Brasileira.

1. Marcar a data da realização de algo. 2. Incluir em agenda.

É na agenda que o profissional anotará todas as suas responsabilidades, compromissos, reuniões e afazeres durante a semana, mantendo todas essas informações de forma organizada e acessível. Por isso, a presença de um planner semanal na sua agenda facilita sua organização da melhor maneira possível.

De acordo com pesquisas feitas por cientistas do mundo todo, o uso da agenda, que já foi essencial e muito presente em ambientes de trabalho, auxilia para deixar as tarefas mais reais, gerando um sentimento de responsabilidade com aquele objetivo.

O poder de agenda, portanto, nada mais é do que o poder distribuído a determinados atores por um conjunto de regras para que esses atores possam viabilizar e estabilizar processos decisórios realizados via voto.

Além de entregar mais em menos tempo, a organização de agenda também é uma maneira de evitar cair em certos erros, especialmente o atraso de compromissos. Não faltam exemplos de gestores que marcam várias tarefas com o mesmo prazo e depois se esquecem de algumas delas ou precisam remarcar para arcar com tudo.

Pode-se descrever esta agenda como a busca de benefícios públicos e proteção social para a população, num contexto de crescimento econômico e industrialização.

Ela tem esse nome porque se refere às preocupações com o nosso futuro, agora, a partir do século XXI. Este documento foi assinado por 170 países, inclusive o Brasil, anfitrião da conferência. 2.

5 - Qual o objetivo da Agenda 21 Brasileira? O Brasil, assim como os demais países signatários dos acordos oriundos da CNUMAD/92, assumiu o compromisso de elaborar e implementar a sua própria Agenda 21.

A Agenda 2030 da ONU é um plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações. A Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York, em setembro de 2015, com a participação de 193 estados membros, estabeleceu 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 tem como foco de atuação cinco dimensões, também conhecidas como os 5Ps. São elas: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parceria. A primeira dimensão – Pessoas – diz respeito à importância de que cada pessoa seja capaz de desenvolver plenamente seu próprio potencial em um ambiente saudável.

Esse plano nasceu de um acordo firmado em 2015 pelos 193 Estado-membros da Organização Das Nações Unidas – ONU, com o compromisso de seguir as medidas recomendadas no documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.1) para os próximos 15 anos, 2016-2030.