Quem criou o espaço?

Perguntado por: udias . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

A ciência em geral aceita a teoria do Big Bang: o momento, há cerca de 13,8 bilhões de anos, no qual uma grande explosão de luz fez com que uma densa esfera da matéria se expandisse, tornando-se cada vez mais leve e diluída, gerando um Universo em expansão continua.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Edwin Hubble (1889-1953) foi um importante astrônomo estadunidense e o responsável pela determinação das condições de afastamento das galáxias e consequente expansão do universo. A chamada lei de Hubble, determinada em 1923, mostra a velocidade de afastamento entre as galáxias que compõem o universo.

Outros cientistas argumentam, inversamente, que o universo é assustadoramente biofílico, ou seja, que as leis da natureza parecem ser orientadas para a vida. Alguns até sugerem que essa é a finalidade do universo – gerar organismos biológicos (a hipótese do biocosmo).

Em julho, um grupo separado de especialistas sugeriu que o universo poderia ser até 1,2 bilhão de anos mais jovem do que os 13,8 bilhões de anos conhecidos pela ciência.

Acredita-se que os primeiros hominídeos (linhagem Homo) evoluíram de um ancestral comum entre os grandes primatas de hoje, que viveu entre 8 e 6 milhões de anos atrás, de acordo com o Smithsonian.

Nosso Universo foi criado há 13,8 bilhões de anos, com o Big Bang. No começo, não havia estrelas, nem galáxias ou seres vivos. Apenas hidrogênio, hélio e muita energia. As primeiras estrelas e galáxias provavelmente surgiram cerca de 200 milhões de anos depois do Big Bang.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

A maioria das galáxias e estrelas está muito longe daqui e a intensidade da luz que chega é muito pequena. A intensidade da luz decai com o inverso do quadrado da distância entre a fonte e o receptor de luz.

A maioria dos astrônomos concorda que a maior coisa no universo é a teia cósmica. É um andaime sem fim de aglomerados de galáxias cercados por matéria escura e se assemelha a uma teia de ar tridimensional.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Gilberto Mendes (1922-2016)

Segundo os pesquisadores, a aceleração do universo pode acabar rapidamente nos próximos 65 milhões de anos.

E chegou ao valor de 70 quilômetros por segundo por megaparsec. Isso significa que, a cada megaparsec de distância da Terra, a velocidade de afastamento das galáxias aumenta em 70 quilômetros por segundo. Com base nesse valor, ele pôde estimar a idade do Universo em cerca de 14 bilhões de anos.

Nós, humanos, somos enormemente insignificantes. Somos uma espécie das 10 milhões existentes, em um planeta pequeno que orbita uma estrela das 70 sextilhões existentes no Universo observável. Moramos nos subúrbios de uma galáxia das 80 bilhões espalhadas pelo Cosmos inteiro.