Quem da família real ainda existe?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.

Nosso Imperador hoje seria D. Luiz de Orleans e Bragança, o herdeiro da Família Imperial Brasileira.

Atualmente, a Família Imperial Brasileira mora em uma casa alugada em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, e é composta por sete pessoas, descritas a seguir por ordem de sucessão no trono. Sua Alteza Imperial e Real (S. A. I. R.)

Nesta linha sucessória, o familiar mais perto da princesa Isabel é Dom Bertrand Maria José Pio Januário Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orleans e Bragança.

O Brasil teve dois monarcas durante a época de Reino Unido: D. Maria I (1815–1816) e D. João VI (1816–1822). Quando da criação deste Reino, a rainha Maria I já era considerada incapaz e o Império Português era governado pelo príncipe João Maria de Bragança, futuro rei João VI, como príncipe regente.

Hoje, são 28 famílias reais. Algumas têm poderes absolutistas, mandando no país de fato. Outras, têm poderes limitados. Por fim, existem aquelas que são "meramente figurativas".

  • Palácio de Buckingham (Londres, Inglaterra) ...
  • Palácio de Kensington (Londres, Inglaterra) ...
  • Castelo de Windsor (Windsor, Inglaterra) ...
  • Sandringham House (Sandringham, Inglaterra) ...
  • Castelo de Balmoral (Ballater, Escócia) ...
  • Palácio Holyroodhouse (Edimburgo, Escócia)

Por casamento

NomeNascimentoMarido
Mariana Vitória da Espanha31 de março de 1718Príncipe José
Maria Francisca Benedita de Portugal25 de julho de 1746Príncipe José
Carlota Joaquina da Espanha25 de abril de 1775João VI de Portugal
Maria Leopoldina da Áustria22 de janeiro de 1797D. Pedro de Alcântara

Juntos, eles recebem R$ 100,9 mil por mês apenas de honorários, o equivalente a R$ 1,21 milhão por ano. Esse valor foi definido na última Assembleia Geral Ordinária, realizada em 17 de março de 2021.

Em novembro de 1807, a Família Real embarcou rumo ao Brasil, pois Portugal estava prestes a ser invadido pelas tropas de Napoleão Bonaparte. A vinda da Família Real para o Brasil teve como finalidade assegurar a independência de Portugal e contou com o apoio dos ingleses.

Com a Proclamação da República, a monarquia teve fim no Brasil, em 1889, e a sucessão do trono brasileiro foi interrompida. Naquela ocasião, a herdeira do trono era a Princesa Isabel, filha de d. Pedro II.

Tailândia, Butão, nação do Pacífico de Tonga e os principados europeus de Mônaco e Liechtenstein são exemplos de nações em que os monarcas têm poderes limitados pela Constituição. Japão, Bélgica, Espanha, Suécia, Noruega, Holanda, Dinamarca e Luxemburgo.

Seu prestigiou se desgastou ao longo do tempo após episódios como a Guerra do Paraguai e o fim da escravidão, que fez com que os produtores de café retirassem o apoio ao imperador e ao seu regime. Assim, em 15 de novembro de 1889, vem o golpe que derruba a Monarquia e instaura a República.

A “Família Real”
Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.

Pedro II foi imperador do Brasil durante quase 50 anos, reinando de 1840 a 1889.

Registros de vendas, registros de terras e propriedade e outros documentos históricos podem ajudá-lo a rastrear sua família muito mais longe. Os registros do censo podem ajudá-lo a associar seus ancestrais às residências reais.

Pedro II e Teresa Cristina tiveram quatro filhos: os príncipes imperiais D. Afonso e D. Pedro Afonso (ambos falecidos ainda na infância) e também D. Isabel Cristina e D.