Quem deve substituir o professor?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

1 A substituição dos docentes, em caso de ausências de curta duração, deverá ser realizada pelos demais docentes da escola, por coordenação da equipe gestora, como já descrito nas atribuições dos professores e professores coordenadores de área.

De forma geral, o coordenador pedagógico é responsável por orientar os docentes. Ele instrui os professores no que diz respeito ao cumprimento do currículo, utilização de metodologias eficazes e outros temas relacionados à qualidade do ensino oferecido pela instituição.

Ao faltar, o professor provavelmente não sofrerá nenhuma punição: não terá descontos no seu pagamento, não será demitido, não terá que apresentar um atestado médico e talvez sequer apresente uma justificativa ou reponha a aula.

Nesse caso, para atuar na docência, é necessário realizar um curso de complementação, como a formação pedagógica. Caso o interesse seja dar aulas no ensino superior, o requisito mínimo é uma pós-graduação lato sensu.

O que é um Professor Substituto? O professor substituto preenche o lugar do professor titular por um curto período (por exemplo, uma semana ou um mês) ou durante todo o ano letivo. Ele garante que o plano de aula seja seguido e que a sala de aula funcione sem problemas na ausência do professor titular.

Para que o professor seja demitido, você precisará provar pelo menos uma das seguintes coisas: conduta imoral, incompetência, negligência, descumprimento grave das regras da escola, condenação criminal, insubordinação, fraude ou difamação.

No Ensino Fundamental I e II, o limite estabelecido é de um professor para até 20 crianças. Nas salas do Ensino Médio, são 25 adolescentes por profissional, mesmo número fixado para as salas da EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O que a escola não pode fazer é promover qualquer tipo de constrangimento ou violência psicológica, como impedir o estudante de frequentar as aulas e atividades durante o período letivo, muito menos proibir que o aluno realize provas.

E, quando se trata da sala de aula, o poder que ali se estabelece como autoridade é o do professor.

Neste sentido, o professor é autoridade dentro do espaço da sala de aula. Autoridade não para impor condições, mas para estabelecer uma proposta de trabalho conjuntamente com o grupo em que atua.

Quem tem direito? A LBI assegura a oferta de profissional de apoio para estudantes com deficiência auditiva, visual, física, intelectual ou com autismo matriculados em qualquer nível ou modalidade de ensino de escolas públicas ou privadas.

A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos. Levando em conta esse dado (que ainda pode variar em função da distribuição das horas em cada jornada), o aluno que faltar a mais de 50 dias de aula não pode ser promovido para o próximo ano escolar.

LC 1.374/2022 - Falta Médica Docente - Código 275
Artigo 11: Docente perde as aulas se faltar na mesma turma no mesmo dia da semana por 15 dias sucessivos ou 20 intercalados. Artigo 15: Não se aplica mais a LC 1041/08 aos docentes.

Tempo de Leitura: 8 minutos As faltas justificadas são aquelas em que os colaboradores possuem motivos válidos para não realizarem as suas atividades, acompanhadas de atestados ou outras justificativas especificadas pela lei.

A diferença entre o pedagogo e o professor
Todo pedagogo é um professor, mas nem todo professor é um pedagogo. Isso porque são atividades similares, mas não iguais. Por exemplo, professores do Ensino Médio, por darem aulas mais específicas, são formados nessas áreas e não, necessariamente, em pedagogia.

De acordo com a lei, todos os anos, durante o mês de janeiro, o Governo deve publicar um reajuste do piso salarial dos professores. O valor atual, em 2022, é de R$ 3.845,63. Ou seja, nenhum professor que se enquadre na descrição acima pode receber salário menor que esse valor.

Aqueles que possuem o Normal Superior devem iniciar a Pedagogia. Assim, estarão aptos a lecionar novamente nas turmas de ensino básico. Além disso, estarão por nas solicitações do MEC, podendo tomar posse de concursos normalmente a partir de 2024.

Temporário – Que dura algum tempo; transitório, temporâneo. Provisório, interino (que exerce funções só durante o tempo de impedimento de outrem); Substituto – Que substitui.

A contratação de professor substituto deverá ser feita para suprir a falta de docente da carreira, decorrente de exoneração ou demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento ou licença de concessão obrigatória e afastamento para capacitação, ficando limitadas a 10% (dez por cento) do total de cargos de docentes da ...