Quem é a árvore da vida hoje?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4 / 5 19 votos

A árvore da vida é mencionada nas Sagradas Escrituras, do Gênesis ao Apocalipse, como símbolo da vida por excelência. Mas existe mesmo uma árvore tão especial? As pessoas sempre atribuíram um valor simbólico e religioso a certas árvores. Basta pensar em todas as religiões que os colocaram no centro dos seus panteões.

Cerca de 6 mil famílias sofrem com a falta de água e convivem com a ameaça à biodiversidade local. Local do bíblico Jardim do Éden, os míticos pântanos da Mesopotâmia, atual Iraque, sufocam e minguam após três anos de seca. A estiagem reduziu consideravelmente o fluxo de rios e afluentes dos vizinhos Turquia e Irã.

E no meio do jardim estavam a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Então disse o Senhor Deus: "Agora o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Não se deve, pois, permitir que ele tome também do fruto da árvore da vida e o coma, e viva para sempre".

Deus queria que o amor dos seres humanos para com Ele fosse por livre e espontânea vontade, e não algo imposto.

O Símbolo da Árvore da Vida
O tronco da árvore simboliza a terra, bem como suas raízes. O que nos diz que o Céu está ligado à Terra e a Terra ao Céu.

Uma das plantas mais generosas, da qual se aproveita tudo – da folha ao óleo –, o buriti alcançou um prestígio tal que é tratado como “árvore da vida”, sobretudo por quem lida com ele.

A Árvore da Vida significa a busca por força de viver. É um símbolo que atravessa gerações. Desde culturas ocidentais, como celtas, gregos, romanos, persas, até culturas orientais, como a chinesa e a japonesa, o significado da Árvore da Vida se mantêm o mesmo: vitalidade, força e a capacidade de vencer desafios.

A Separação entre Adão e Eva e Deus
Sua condição física mudou como resultado de haverem comido o fruto proibido. Como Deus havia falado, eles se tornaram mortais. Eles e seus filhos estariam sujeitos a doença, a dor e à morte física. Devido à transgressão, Adão e Eva sofreram também a morte espiritual.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

No livro apócrifo de Enoque, a árvore do Éden é descrita como "uma espécie de tamarineira, produzindo frutos que se assemelhavam a uvas". O antigo texto diz que a "fragrância" podia ser sentida a uma distância considerável.

“Então, Jesus contou a seguinte parábola: certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Então disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?

A Árvore da Vida também conhecida como Árvore da Família, é repleta de significados. Esta presente em diversas culturas e a muito tempo.

Querubins e uma espada flamejante guardavam o caminho da árvore da vida, Gên. 3:24 (Al. 12:21–23; 42:2–6).

Apesar de a origem deste símbolo ser desconhecida, existem muitas teorias sobre o assunto. Na Bíblia, onde a árvore se faz presente, ela aparece localizada no Jardim do Éden, em uma posição central. De forma geral, a árvore da vida é um símbolo sagrado, cujo significado perpassa pela fecundidade e imortalidade.

A Árvore da Vida é um sistema cabalístico hierárquico em forma de árvore, que é dividida em dez partes, ou dez frutos. Esses frutos têm sentido ambíguo, podendo eles ser interpretados tanto como estado do todo, do universo, como podem ser lidos como estados de consciência.

Os querubins segundo a visão de Ezequiel é um espírito com 4 asas e 4 rostos. O primeiro rosto de touro, o segundo de homem, o terceiro de leão e o quarto de uma águia.

3 Mas do fruto da aárvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.

Segundo pesquisas, suas propriedades envolvem muitos benefícios para a saúde, como melhoria da pressão arterial e da glicose; Redução do colesterol, melhoria nas dores nas articulações, combate à asma, combate à anemia, fortalece o sistema imunológico, os ossos e os músculos.

Qual o significado da árvore da vida? Na verdade, trata-se de um símbolo sagrado que tem como significado a criação, fecundidade e imortalidade, ou seja, que remete muito com a figura das árvores, que espalham suas sementes para gerar novas vidas vegetais e, a partir disso, se tornam imortais.

Gérbera. Representa a alegria da vida, felicidade e simplicidade. Por suas cores vivas, a flor é muito bela e costuma alegrar os ambientes onde são colocadas, trazendo bom humor e energia positiva.

Peça às pessoas para encontrar uma dupla e apresentar a árvore a ela (5 a 10 min cada apresentação). Entregue post-its a cada dupla para que os participantes possam anotar pensamentos, ideias, lembranças e associações enquanto falam e escutam. Ao final, cada um procura uma nova dupla e repete o processo.