Quem é a autoridade na sala de aula professor ou diretor?

Perguntado por: ocaetano . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

E, quando se trata da sala de aula, o poder que ali se estabelece como autoridade é o do professor.

Trata-se de uma relação de poder, na qual o professor exerce sua autoridade sobre o aluno. O educador, naquela situação específica e em determinada área do conhecimento, tem um saber que o aluno busca e conta com o respaldo institucional para determinar o cumprimento de regras.

A autoridade do docente estabelecerá regras e limites, pois indicará os caminhos possíveis pelos quais o aluno poderá se dirigir. Isso permite um posicionamento do estudante perante o professor e a instituição escolar, delimitando as suas fronteiras de ação.

Neste ponto, o papel do professor é garantir que o conhecimento seja transmitido de forma efetiva, revestindo-o de significado (por que é importante aprender isso?) e trazendo novas metodologias e linguagens que conversam com os alunos das novas gerações.

Veja oito Dicas de Marcos Meier para ser um professor preparado para ensinar as novas gerações:

  1. Seja um professor das novas gerações. ...
  2. Seja um educador amigo. ...
  3. Estimule o aprendizado autônomo. ...
  4. Interaja com seus alunos. ...
  5. Seja uma autoridade. ...
  6. Estimule o aprendizado. ...
  7. Seja um mediador. ...
  8. Aceite as mudanças.

Diretor, o líder da comunidade
Responsável por administrar uma escola, cuidar das finanças, supervisionar o projeto político-pedagógico (PPP), cuidar da equipe, organizar eventos escolares e envolver a comunidade são algumas das tarefas atribuídas ao diretor.

Artigo 8º – Compete ao Coordenador de Organização Escolar substituir o Diretor de Escola ou Diretor Escolar em todos os seus impedimentos legais e temporários, inferior a 90 (noventa) dias, assumindo a gestão da unidade escolar, por escala de substituição previamente publicada em Diário Oficial do Estado – DOE.

Art. 5º Considera-se autoridade, para os efeitos desta lei, quem exerce cargo, emprego ou função pública, de natureza civil, ou militar, ainda que transitoriamente e sem remuneração.

- A autoridade, considerada como sendo toda e qualquer pessoa que exerce cargo, emprego ou função pública, de natureza civil ou militar, ainda que transitoriamente ou sem remuneração (art.

Chefe: 3 capataz, chefe, diretor, dirigente, encarregado, patrão, superior.

I - Considera-se chefe imediato, o ocupante de cargo diretamente responsável pela supervisão das atividades executadas pelo servidor.

239-240). Essa autoridade pedagógica é expressão de um contexto em que os conceitos de autoridade isentam o adulto de sua responsabilidade em educar crianças, sendo esse fato, característica presente no contexto da família e escola contemporâneas.

O coordenador pedagógico tem uma função de destaque nas instituições. Isso porque suas funções são de articulação, de formação e de transformação. Esse profissional age como mediador entre o currículo e os professores, bem como entre pais de alunos e corpo docente.

Coordenador: um gestor de professores, um conselheiro de estudantes, um orientador do trabalho, para os pais. O coordenador, normalmente, é quem atende aos alunos expulsos da sala de aula. Essa é sua função mais facilmente compreendida.

Quanto à sala de aula, o professor gestor tem que ser um profissional comprometido com o que foi estabelecido pelo coletivo da escola e, ao mesmo tempo, ser capaz de construir o espaço adequado à aprendizagem dos conteúdos.

Quem é responsável pela gestão escolar? A gestão escolar cabe à direção, direção auxiliar e equipe pedagógica que, juntas, formam a equipe gestora.

Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.