O que é uma sala de aula invertida?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.

A sala de aula invertida (flipped classroom) é um método de aprendizado no qual o conteúdo é apresentado para o estudante fora do ambiente escolar. Esse primeiro contato pode acontecer por meio da internet, incluindo vídeo-aulas e games disponibilizados pelos professores, livros e textos didáticos.

7 benefícios que a sala de aula invertida proporciona aos alunos

  • Maior autonomia do estudante. ...
  • Mais interesse nas aulas. ...
  • Melhora na aprendizagem. ...
  • Personalização da aprendizagem. ...
  • Otimização do tempo. ...
  • Maior flexibilidade nas aulas. ...
  • Desenvolvimento de habilidades.

Um jogo, um quiz, uma atividade prática, por mais simples que elas sejam, servirão como elemento de fixação do conteúdo. A sala de aula invertida é um excelente método para promover o aprendizado e a participação ativa de toda a turma.

Na sala de aula invertida, o sistema de avaliação de alunos inclui a aproximação com os estudantes e a observação de sua atuação em face dos conteúdos ofertados. Como cada estudante tem sua própria forma de aprender, é preciso considerar seu ritmo e nível de interesse em estar engajado com as atividades pedagógicas.

Ainda, observou-se que a sala de aula invertida é capaz de mesclar o ensino presencial e o ensino a distância, fazendo emergir novos meios de interação, aprendizagem e possibilitando o desenvolvimento do senso crítico dos alunos.

Sua proposta é prover aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas, capazes de engajar os alunos nos conteúdos e melhorar a utilização do tempo e conhecimento do professor.

Flipped Learning ou Aprendizagem Invertida é uma metodologia ativa e híbrida que desafia a atual lógica dos processos de ensino-aprendizagem. Nela, o que tradicionalmente acontece em sala de aula (exposição de conteúdos, demonstrações etc.) passa a ser feito em casa.

A sala de aula invertida (ou flipped classroom, em inglês) é uma metodologia ativa que propõe que o educando aprenda por meio da articulação entre espaços e tempos online e presenciais, de forma síncrona e assíncrona. Ela integra um conjunto de práticas pedagógicas chamado de Ensino Híbrido.

O professor pode ajudar melhor o aluno
A principal vantagem do modelo da sala de aula invertida é que quando o aluno está usando a maior parte da sua energia (tentando resolver problemas, responder perguntas ou trabalhar em grupo), o professor está lá para oferecer ajuda.

Maureen J. Lage

Como surgiu a sala de aula invertida? A primeira vez que a experiência da sala de aula invertida aconteceu foi em 1996, em uma disciplina de Microeconomia da Miami University (Ohio, EUA), por iniciativa dos professores Maureen J. Lage, Glenn J. Platt e Michael Treglia.

Entre os desafios da Sala de Aula Invertida encontram-se a motivação (como despertar a motivação dos estudantes, especialmente para fazerem as pré-aulas?), os hábitos de leitura e a qualidade da aprendizagem.

É preciso desenvolver o amor, o carinho, o respeito com os educandos e a forma como os tratamos. Na busca de valores nos debatemos com o bom senso, onde nos vemos na docência cobrando tarefas semanais, cadernos esquecidos, folhas incompletas.

Como fazer a sala de aula invertida na educação infantil: passo a passo

  1. Monte um planejamento. ...
  2. Comunique antecipadamente pais e alunos sobre os materiais disponibilizados. ...
  3. Crie lembretes para estimular o engajamento dos alunos. ...
  4. Em sala de aula… ...
  5. Apresente o conteúdo e faça as reflexões finais.

Confira, a seguir, cinco metodologias ativas que você pode levar para a sua turma.

  • Aprendizagem baseada em problemas. A Aprendizagem baseada em problemas é uma das metodologias ativas mais difundidas. ...
  • Aprendizagem baseada em projetos. ...
  • Sala de aula invertida. ...
  • Gamificação. ...
  • Estudo de caso.

Princípios que constituem as metodologias ativas:
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.

A metodologia tradicional de ensino parte do princípio em que o professor é o narrador dos fatos e os alunos, os ouvintes. Dentro do espaço da sala de aula, o educador prepara o conteúdo previamente e o transmite aos estudantes, que têm a função de assimilar e memorizar o que foi ensinado.

A premissa da Sala de Aula Invertida é que o estudante acesse determinado conteúdo de sua casa ou de outros espaços nos quais possa ter acesso, a fim de fazer suas reflexões, e ganhar tempo para se preparar para os debates, para as atividades colaborativas e reflexivas preparadas pelo professor para serem aplicadas em ...