Quem é a mãe de Oxaguian?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Ori

Nasceu dentro de uma concha de caramujo. Não tinha mãe. E quando nasceu, não tinha cabeça, por isso perambulava pelo mundo, sem sentido e sem rumo. Um dia encontrou Ori numa estrada e este lhe deu uma cabeça feita de inhame pilado.

Oxaguian: Qualidade do orixá Oxalá jovem. Rege a progresso e a paz, mas é o regente da guerra (Olorogum), caminha com Ogum.

Oxaguian foi casado com Oyá. Uma mulher chamada Oyaronke, Mas para os chegados era só "Oyá". Gostamos muito mais dos contos de fada não é?

É substancia por demais poderosa para ser ingerida em situações profanas. “Tudo o que o orixá come faz bem ao filho, tanto que quando ele oferece a comida tem que comer junto, para que ele não se ofenda. Mas às vezes, fora do ilê orixá, é tabu“. Ou seja, o filho deve e não deve comer.

Oxaguian era chamado pelos yorubás de: Òsàgiyán (Guerreiro, dono do pilão e do inhame), Ajàgúnà (Senhor da guerra), Eléjìbò (Rei da cidade Èjìgbò) e Elémòsó (Aquele que gosta de belas roupas).

Sua saudação é: "Epà Bàbá!". Axés & Magias: Os filhos de Oxaguian são inovadores e determinados. As energias do jovem Oxalá contribuirão para o entusiasmo e a criatividade.

Faleceu na noite anterior na Ilha de Fernando de Noronha, o amigo, irmão e Pai, o "Dothe Marcelo D Ajaunci" como era conhecido carinhosamente, Pai Marcelo D Logun Edé, vitimado inesperadamente com infarto.

Guia de Oxaguiã (Oxalá Moço) em Porcelana Branca e Cristal Azul Fio de contas de Oxaguiã (Osoguian/Oxaguian/Oxalá Novo) todo confeccionado em porcelana importada. Esta guia é composta por seções de 8 de contas de porcelana branca e um cristal tcheco azul claro.

Os filhos de Oxaguian não desprezam o sexo e cultivam o amor livre. Além destas características, são alegres, gostam profundamente da vida, são faladores e brincalhões. Ao mesmo tempo são idealistas, defensores dos injustiçados, dos fracos e dos oprimidos. Frequentemente são Orgulhosos, sedentos de feitos gloriosos.

Alguns Oxaguiã, são avessos a ostentação e a luxo, gosta do tempo mais frio, e aprecia o silêncio. são íntimamente ligados ao seu exu de trabalho, mais do que deixando-o livre, na verdade um opera como face do outro.

Na casa do orixá, a ingestão de comidas votivas é não apenas permitida, mas sim obrigatória. É imprescindível participar do banquete sagrado. Se, naquele momento, o filho não comer do mesmo material de que sua cabeça é feita, o orixá oferecer-se-á.

O desejo de Oxaguian por inhame o nomeou, e seu nome significa “orixá comedor de inhame pilado”.

O sonho de um dever cumprido com sucesso. A ânsia de melhorar o que nasceu para ser imperfeito. A revolta e a indignação por todas as injustiças e desigualdades.

Muito belas e atraentes resistem em não cair na lábia de ninguém Para isto usam o escudo de pai oxaguiãn em defesa . Para conquistar elas além de elogiar sua beleza deve ser altamente Inteligente culto , estudado , limpo cheiroso .

Oxalá (em iorubá: Òrìsànlá), também chamado Obatalá (em iorubá: Obàtálá), é o criador da humanidade, na mitologia iorubá e religiões Candomblé e Umbanda. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê, sendo o próprio Oxalufã, Grande Orixá Rei de Vestes Brancas, raiz de todos os outros Orixás.