Qual é a cor de Oxaguian?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Cores: Azul-claro e branco que simbolizam pureza e atraem realização. Características do Orixá: Òsàgiyán (Oxaguian) também era chamado pelos yorubás de Ògìyán e Eléjìgbò (Rei da cidade de Èjìgbò na Nigéria).

Azul-claro e branco que simbolizam paz e harmonia e atraem sucesso e estabilidade. Características do Orixá: Oxaguian representa a inovação. Para os yorubás ele foi Rei da cidade de Èjìgbò na Nigeria e é também chamado de Ajàgúnà (Glorioso guerreiro) e Elémòsó (Senhor dos ricos ornamentos).

CARACTERÍSTICAS DO ORIXÁ: Para os yorubás o verdadeiro nome de Òsàgiyán (Oxaguian) era Akinjole fundador da cidade de Èjigbò. Por isso, ele era chamado de Eléjìgbò. Eles também o chamavam de Ògiyán por gostar muito de inhame.

Oxaguian é representada pelo owó odó (mão de pilão). Dia: sexta-feira, bom para literatura. Oferenda: Egbo bóòlù isu: canjica com bolas de inhame por cima.

É substancia por demais poderosa para ser ingerida em situações profanas. “Tudo o que o orixá come faz bem ao filho, tanto que quando ele oferece a comida tem que comer junto, para que ele não se ofenda. Mas às vezes, fora do ilê orixá, é tabu“. Ou seja, o filho deve e não deve comer.

Características do Orixá: Exu Lálú é o justo mensageiro de Bàbá Òsàfuru (Oxalá, que além de usar um cajado especial, tem o poder do sono físico). Lálú também tem ligação com Ògún, Odé e Sàngó.

Um dos mitos diz que Oxaguian nasceu apenas de Obatalá. Não teve mãe. Nasceu dentro de uma concha de caramujo. E quando nasceu, não tinha cabeça, por isso deambulava pelo mundo, sem sentido.

Alguns Oxaguiã, são avessos a ostentação e a luxo, gosta do tempo mais frio, e aprecia o silêncio. são íntimamente ligados ao seu exu de trabalho, mais do que deixando-o livre, na verdade um opera como face do outro.

2- OGUNJÁ (OGUN JE AJÁ) Esse nome origina-se em razão da preferência de Ogum em receber cães em suas oferendas (somente na África). Tem ligação com Oxaguiãn e Iemanjá.

Faleceu na noite anterior na Ilha de Fernando de Noronha, o amigo, irmão e Pai, o "Dothe Marcelo D Ajaunci" como era conhecido carinhosamente, Pai Marcelo D Logun Edé, vitimado inesperadamente com infarto.

Os filhos de Oxaguian são valentes, guerreiros, combativos, geniosos, intuitivos , são instáveis, têm caráter romântico e são sensuais. Os filhos de Oxaguian não desprezam o sexo e cultivam o amor livre. Além destas características, são alegres, gostam profundamente da vida, são faladores e brincalhões.

Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.

Na vida cotidiana do filho de santo, é proibido desfrutar as mesmas comidas que alimentam o orixá. Se desobedecer, “faz mal”. Na casa do orixá, a ingestão de comidas votivas é não apenas permitida, mas sim obrigatória.

Oxaguian foi casado com Oyá. Uma mulher chamada Oyaronke, Mas para os chegados era só "Oyá". Gostamos muito mais dos contos de fada não é?

Suas hastes são simbolizadas com os ancestrais e tem finalidade de afastar os espíritos (eguns) para o seu espaço sagrado, e eliminar as energias negativas da comunidade, proporcionando a saúde e longevidade dos crentes.

Oxaguian é Oxalá novo, um guerreiro destemido, romântico e nervoso. Oxalufan é Oxalá velho: calmo e sábio, dança curvado sobre o opaxorô, cajado prateado. Oxalufan (forma mais velha de Oxalá) era um rei muito idoso que andava com dificuldade, apoiado em seu cajado, o apaxorô.

Filhos e Filhas de Oxaguian
Eles podem ser comunicativos e adorar uma briga ou calmos e muito apegados a família. Essas duas características totalmente contraditórias são descendentes do braço deste Orixá, pois numa mão ele carrega a espada, e na outra o pilão.

Oxaguian é o provedor, é o guerreiro da paz. Nunca entra numa batalha para perder, sempre ganhando suas lutas e superando quaisquer obstáculos. É sempre retratado como um guerreiro forte, astuto e conquistador, Oxaguian rege as inovações, a busca pelo aprimoramento, o inconformismo.