Quem é a mãe do blues?

Perguntado por: imenezes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Apesar de não ter inventado o blues, Ma Rainey (1836-1939) foi a primeira cantora desse estilo a ficar famosa na cultura norte-americana. Acontecimento que lhe proporcionou o apelido de “mãe do blues”. “Na época, o mercado fonográfico era muito machista, só homens tinham a oportunidade de gravar discos.

Viola Davis

A atriz Viola Davis entregou uma interpretação épica da cantora Ma Rainey, conhecida como a “Mãe do Blues”, no filme “A Voz Suprema do Blues”, disponível na Netflix. Porém, embora tenha sido indicada ao Oscar de Melhor Atriz, Viola não é a responsável pelos vocais no longa.

Ma Rainey foi uma das primeiras cantoras afro-americanas a se profissionalizar cantando blues, além de uma das primeiras dentro do gênero a gravar álbuns nos anos 1920.

Billie Holiday (1915-1959) foi uma cantora e compositora norte-americana que se tornou uma lenda do jazz. Foi considerada a cantora que deu início ao jazz moderno. Billie Holiday (1915-1959) foi uma cantora e compositora norte-americana que se tornou uma lenda do jazz.

Ella Fitzgerald

De Virginia para o mundo, Ella Fitzgerald ganhou o título de “Rainha do jazz” e honrou esse reinado durante toda sua vida.

William Christopher Handy

William Christopher Handy, mais conhecido como W.C. Handy, nasceu no Alabama em 1873, e é considerado o “Pai do Blues”. Filho de escravos, Handy teve contato desde cedo com as work songs dos trabalhadores negros.

As melodias do blues têm uma característica melancólica, inclusive, o nome do gênero teve origem nesse aspecto. Blues em inglês significa “melancolia”, “tristeza”. Essa tristeza pode ser pelo cotidiano, por um acontecimento em específico ou por amor.

B.B. King

O músico B.B. King, considerado o rei do blues, morreu nessa quinta-feira (14) em Las Vegas, nos Estados Unidos, aos 89 anos, informou hoje (15) seu advogado.

O blues foi criado no final do século XIX nos Estados Unidos, onde os escravos, que trabalhavam nas plantações de algodão, entoavam cantos e lamentos que deram origem ao estilo. Era uma música gospel cantada, até porque as precárias condições não permitiam o “luxo” de se utilizar instrumentos.

Handy, o autoproclamado pai do blues. Handy contava que em 1903, enquanto esperava um trem na estação de Tutwiler (Mississippi), ouviu um músico tocando violão com uma navalha e provocando o chamado efeito slide, aquele que arranca um som melancólico das cordas.

Por meio dos Spirituals (cantos de lamentos) eles extravasavam seus sentimentos em raros momentos de prazer. As letras geralmente passavam uma mensagem de protesto contra aquela situação, além de entoar a saudade e as raízes de sua terra natal.

Alabama, Louisiana, Mississipi e Georgia foram alguns dos estados do Sul dos EUA em que estas expressões musicais tiveram especial importância. Na década de 1890, surgiu um gênero considerado influência direta do início do blues: o ragtime.

Louis Daniel Armstrong, nascido em Nova Orleans, 4 de agosto de 1901 e falecido em 6 de julho de 1971, é considerado "a personificação do jazz".

Quando Allana Sarah subir no trio elétrico nos seus três dias de desfile no Carnaval de Salvador, estará vestindo homenagens ao negro, à comunidade LGBTQ+ e a sua religião, o Candomblé. Elementos que ajudam a entender a personalidade da cantora conhecida como “A Dama”.

Buddy Bolden

2. Quem é considerado o fundador do Jazz? Se você quer saber quem criou o Jazz, os críticos acreditam que foi o cornetista Buddy Bolden. No fim da década de 1890, esse neto de escravos misturou as “blue notes” típicas do Blues (e das work songs) com o ritmo sincopado do Ragtime.

Claro que não poderíamos encerrar a lista sem mencionar cantor, compositor e guitarrista B.B. King, o maior astro desse gênero musical, considerado por muitos o rei do blues. Ele ganhou 15 prêmios no Grammy e manteve uma média de 300 shows por ano ao longo de 5 décadas.

As 5 maiores composições da história do jazz

  • 1- Take Five, Dave Brubeck (1920 — 2012)
  • 2- So What, Miles Davis (1926 — 1991)
  • 3- Take The A Train, Duke Ellington (1899 — 1974)
  • 4- Round Midnight, Thelonious Monk (1917 — 1982)
  • 5- My Favorite Things, John Coltrane (1926 — 1967)

Entenda o jazz
Agora, o jazz surgiu nos Estados Unidos também, mas depois do Blues! E o jazz até tem influência do blues, mas é uma mistura da música de bandas marciais e ritmos caribenhos, como o merengue! No jazz, os músicos usam mais instrumentos do que no blues, como o trompete, a tuba, o saxofone e o clarinete.

Significado de Blues substantivo masculino singular e plural Canção, quase sempre nostálgica ou lamentosa, caracterizada ger. Por frases de 12 compassos, por estrofes de três versos em que as palavras do segundo verso freq.

Artistas que estão bombando

  • Eric Clapton Blues.
  • Tracy Chapman Blues.
  • The Animals Blues.
  • Ray Charles Blues.
  • Etta James Blues.
  • B.J. Thomas Blues.