Quem é a rainha do blues?

Perguntado por: isales4 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Sinopse: “Ma Rainey (Viola Davis) é a 'Rainha do Blues'. Ela faz um disco em um estúdio em Chicago, em 1927, mas as tensões fervem entre ela, seu agente, o produtor e seus colegas de banda.” Fonte: Filmow.

Ma Rainey foi uma das primeiras cantoras afro-americanas a se profissionalizar cantando blues, além de uma das primeiras dentro do gênero a gravar álbuns nos anos 1920.

Viola Davis

Não é a atriz Viola Davis que canta como Ma Rainey no filme “A Voz Suprema do Blues”. Há uma talentosa cantora por trás da intérprete: Maxayn Lewis. A atriz Viola Davis entregou uma interpretação épica da cantora Ma Rainey, conhecida como a “Mãe do Blues”, no filme “A Voz Suprema do Blues”, disponível na Netflix.

Ella Fitzgerald

De Virginia para o mundo, Ella Fitzgerald ganhou o título de “Rainha do jazz” e honrou esse reinado durante toda sua vida.

William Christopher Handy

William Christopher Handy, mais conhecido como W.C. Handy, nasceu no Alabama em 1873, e é considerado o “Pai do Blues”. Filho de escravos, Handy teve contato desde cedo com as work songs dos trabalhadores negros.

Louis Daniel Armstrong, nascido em Nova Orleans, 4 de agosto de 1901 e falecido em 6 de julho de 1971, é considerado "a personificação do jazz".

Quando Allana Sarah subir no trio elétrico nos seus três dias de desfile no Carnaval de Salvador, estará vestindo homenagens ao negro, à comunidade LGBTQ+ e a sua religião, o Candomblé. Elementos que ajudam a entender a personalidade da cantora conhecida como “A Dama”.

Por meio dos Spirituals (cantos de lamentos) eles extravasavam seus sentimentos em raros momentos de prazer. As letras geralmente passavam uma mensagem de protesto contra aquela situação, além de entoar a saudade e as raízes de sua terra natal.

As melodias do blues têm uma característica melancólica, inclusive, o nome do gênero teve origem nesse aspecto. Blues em inglês significa “melancolia”, “tristeza”. Essa tristeza pode ser pelo cotidiano, por um acontecimento em específico ou por amor.

História do blues no Brasil
Como dito anteriormente, desde os anos 1960 ele começou a aparecer por aqui, graças a Jovem Guarda. Isto porque os músicos brasileiros faziam versões em português de rocks internacionais.

O “blues” remete ao nome da cor que sinestesicamente significa tristeza na cultura norte-americana, evidente tanto em seu ritmo, sensual e vigoroso, quanto na simplicidade de suas poesias que basicamente tratavam de aspectos populares típicos como religião, amor, sexo, traição e trabalho.

Ítalo e Anita têm sua primeira noite de amor.

A canção 'Ska' embala a abertura da nova novela das 7. Trilha sonora traz também Diogo Nogueira, Gloria Groove, Marília Mendonça e Maiara & Maraisa.

Claro que não poderíamos encerrar a lista sem mencionar cantor, compositor e guitarrista B.B. King, o maior astro desse gênero musical, considerado por muitos o rei do blues. Ele ganhou 15 prêmios no Grammy e manteve uma média de 300 shows por ano ao longo de 5 décadas.

Aretha Franklin

Aretha Franklin foi diva em vida. Rainha do Soul, temperamental, politizada e única, começou sua carreira aos 12 anos, como cantora religiosa apoiada pelo pai, pastor e empresário.

O Jazz e o Blues são ritmos musicais diferentes, enquanto o Jazz é um estilo musical de improvisação feito para dançar, o Blues é um estilo musical mais melancólico.

Entenda o jazz
E o jazz até tem influência do blues, mas é uma mistura da música de bandas marciais e ritmos caribenhos, como o merengue! No jazz, os músicos usam mais instrumentos do que no blues, como o trompete, a tuba, o saxofone e o clarinete. Costuma ser um ritmo bem animado!

Em 1908, foi lançada a primeira composição musical registrada do blues, na qual fica nítida a proximidade com o ragtime. Escrita por Anthony Maggio, músico de New Orleans, a já citada I Got the Blues deu o tom melancólico característico do gênero.